Relações Brasil – EUA é tema de debate com estudantes da Católica
Foto: Marcelo Rech
Eduardo Barbosa recebe estudantes de Relações Internacionais para debate sobre relações Brasil – EUA.
Na oportunidade, foram discutidas as diferenças e semelhanças dos sistemas políticos norte-americano e brasileiro, a atuação internacional da Câmara e do Senado daquele país e o panorama das relações bilaterais entre os dois países.
De acordo com Eduardo Barbosa, "o Parlamento dos Estados Unidos tem muito mais força para debater os temas nacionais e internacionais, enquanto o Parlamento brasileiro é muito frágil e fisiológico. Além disso, não há tantas ideologias que justifiquem a existência de tantos partidos no nosso Legislativo".
Na avaliação de Luiz Carlos Hauly, "o modelo norte-americano é mais sólido que o brasileiro, onde o Executivo legisla no lugar dos parlamentares, o que não acontece nos Estados Unidos".
Hauly também defendeu que o Brasil busque um acordo de livre comércio com Washington e revise as regras do Mercosul que impedem o país de firmar acordos comerciais bilaterais. Ele afirmou ainda que o Brasil precisa reconstruir suas relações com os Estados Unidos após o escândalo da espionagem de 2013.
Eduardo Barbosa também traçou um cenário difícil para o Parlamento brasileiro a partir do próximo ano. Segundo ele, a economia global não vai bem e isso tem pressionado o Brasil. "O que foi negado durante o processo eleitoral agora começa a aparecer com o rombo nas contas públicas, a inflação com tendência de crescimento e o processo de desindustrialização da nossa economia".
Os alunos da Universidade Católica foram acompanhados pelo professor Creomar Lima Carvalho de Souza, orientador do núcleo e assessor de Relações Internacionais da instituição.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech
Telefones: 55 61 3216 6737
55 61 8153 2514
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br