Notícias

  • 15/04/2014 - Presidente da comissão recebeu representantes da SEPPIR
    O deputado federal Assis do Couto, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, recebeu na noite desta terça-feira (15), representantes da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). O tema principal da reunião foi o programa Brasil Sem Miséria.
  • 15/04/2014 - Conar deve se pronunciar em maio sobre comercial de TV que constrange estrangeiros
    O Conselho de Ética do Conar deve analisar a peça publicitária do refrigerante guaraná Antarctica, em reunião prevista para 27 de maio, informou a assessoria de imprensa da entidade. A análise acontece em razão dos protestos que partiram tanto do público quanto dos parlamentares.
  • 14/04/2014 - Direitos Humanos debate autismo e conscientização
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara realiza audiência pública nesta quarta-feira (16), às 14 horas, com o objetivo de debater o Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, atendendo requerimento do deputado Luiz Couto (PT/PB). O Dia Internacional, criado pela Organização das Nações Unidas(ONU) em 2007, é lembrado em 2 de abril. Na sétima edição, a audiência debaterá o atual grau de conscientização e se as leis criadas para o desenvolvimento dessa comunidade estão sendo cumpridas.
  • 10/04/2014 - Deputados destacam valor da democracia na homenagem aos primeiros deputados cassados pela ditadura
    Ato público na Câmara homenageou nesta quinta-feira (10) os primeiros 41 deputados de oposição cassados há 50 anos pela edição dos Atos 1 e 2 da ditadura civil-militar. Os Atos foram assinados em 10 de abril de 1964, o que representou na prática a cassação de 10 por cento do total de deputados da Câmara dos Deputados à época. Parlamentares de vários partidos e representantes da sociedade civil presentes ao evento promovido pela Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça destacaram o nome daqueles que foram calados no despertar do regime autoritário e fizeram coro em defesa da democracia.
  • 10/04/2014 - Debate avalia agressões homofóbicas no DF e gera propostas ao Governador
    Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, realizada na manhã de 10 de abril, e que analisou a violência homofóbica na capital do país, resultou em uma proposta de solicitar ao Governador Agnelo Queiróz a criação de um Observatório da Violência Homofóbica do DF, a reinstalação do NUDIN e a assinatura de um Termo de Compromisso de Enfrentamento para essas agressões. As três indicações serão incluídas em ofício que a Comissão encaminhará ao Governador.
  • 09/04/2014 - Submissão sexual de mulheres de presos é denunciada em audiência pública
    Denúncias apresentadas em audiência pública na CDHM por um juiz e também por outros especialistas no sistema prisional atestam que mulheres e parentes de presos estão sendo submetidas como moeda de troca sexual para evitar atos de violência de líderes de facções contra os mais novos ou os sem proteção dentro do complexo de Pedrinhas, no Maranhão, e em outras cadeias do país. A submissão sexual de mulheres por lideranças de facções criminosas acontece de forma silenciosa e com a omissão moral do sistema penitenciário que vê na prática uma forma de acalmar os ânimos dos internos. A audiência pública debateu ainda o forte crescimento do número de mulheres nas prisões e a questão de gênero no sistema carcerário.
  • 09/04/2014 - Deputados aprovam plano de trabalho da comissão para 2014
    Na reunião desta quarta-feira (09) da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), os deputados que fazem parte do colegiado aprovaram o plano de trabalho, para o ano de 2014. O plano foi apresentado pelo presidente da CDHM, deputado Assis do Couto (PT/PR) e foi composto com base nas manifestações populares durante uma audiência pública realizada no início dos trabalhos da comissão.
  • 08/04/2014 - Presidente debate pauta da comissão com ministro Berzoini
    O deputado Assis do Couto, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) apresentou, nesta terça-feira (08), o eixo temático que compõe a pauta do colegiado para este ano ao ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A reunião aconteceu no Palácio do Planalto. Alguns itens específicos que compõem a pauta, não apenas da comissão, mas da Câmara dos Deputados, e que tem relação direta com a CDHM foram debatidos pelo ministro Berzoini e o deputado Assis do Couto.
  • 08/04/2014 - Relatório da CDHM e do CFM aponta problemas no SUS
    Casos de pacientes em macas espalhadas pelos corredores ou em colchões sobre o chão, falta de água em chuveiros e sanitários e cenários que se assemelham aos de uma enfermaria de guerra integram relatório divulgado ontem (7) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O órgão, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, visitou oito hospitais de urgência da rede pública. A conclusão: problemas estruturais no Sistema Único de Saúde (SUS) ferem a dignidade e os direitos da população.
  • 07/04/2014 - Audiência Pública vai debater manifestações homofóbicas no Distrito Federal
    Está marcada para a próxima quarta-feira (10), no Plenário 09, uma audiência pública para debater manifestações e atos de violência homofóbica ocorridos no Distrito Federal. O debate foi solicitado pela deputada Erika Kokay (PT/DF), através de requerimento aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados.
  • 07/04/2014 - Comissão investiga denúncia de violência obstétrica no Rio Grande do Sul
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados investiga um caso de suposta violência obstétrica, ocorrido em um hospital em Torres, no Rio Grande do Sul. A denúncia chegou à comissão na semana passada, dia 2 de Abril. Tão logo, o presidente da comissão, deputado federal Assis do Couto, pediu informações ao Ministério Público, Poder Judiciário, e ao próprio hospital sobre o fato.
  • 04/04/2014 - Câmara homenageia os 41 deputados cassados em 10 de abril de 1964
    Ato público na Câmara dos Deputados vai homenagear no dia 10 de abril os 41 deputados federais cassados pelos Atos 1 e 2, assinados no dia 10 de abril de 1964, há 50 anos, pelo comando da recém-instalada ditadura civil-militar.
  • 02/04/2014 - CDHM realizará audiência pública sobre mulheres estupradas no presídio de Pedrinhas
    A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) presidiu a reunião desta quarta-feira (02) da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) na Câmara dos Deputados. Os deputados presentes da reunião aprovaram sete requerimentos para realização de audiências públicas e debates.
  • 02/04/2014 - Comissão Parlamentar da Verdade é reinstalada com ato de solidariedade aos que lutaram contra regime militar
    Um ato público de solidariedade àqueles que resistiram e lutaram contra o Regime Militar marcou a reinstalação da Comissão Parlamentar da Verdade. Depois de intensa atuação em 2012, a comissão foi desativada durante o ano passado, devido à mudança de orientação da Comissão de Direito Humanos, à qual estava ligada. Durante o evento, os convidados insistiram que é necessário rever a Lei da Anistia para punir os responsáveis pela tortura, assassinato e desaparecimento de pessoas que se opuseram à Ditadura.
  • 02/04/2014 - Câmara aprova inclusão de nome indígena ou africano no RG
    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (1º) proposta que permite aos afrodescendentes e indígenas acrescentarem em suas identidades sobrenomes de origem africana ou indígena, sejam eles familiares ou não.