Conar deve se pronunciar em maio sobre comercial de TV que constrange estrangeiros

O Conselho de Ética do Conar deve analisar a peça publicitária do refrigerante guaraná Antarctica, em reunião prevista para 27 de maio, informou a assessoria de imprensa da entidade. A análise acontece em razão dos protestos que partiram tanto do público quanto dos parlamentares.
15/04/2014 16h40

Banco de Imagens/Câmara dos Deputados

Conar deve se pronunciar em maio sobre comercial de TV que constrange estrangeiros

O deputado Marcos Rogério solicitou análise do Conar ao comercial de TV que constrange estrangeiros

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias atendeu requerimento do deputado Marcos Rogério (PDT/RO) e enviou ofício ao órgão de autorregulamentação publicitária pedindo a retirada do comercial do ar e a análise quanto à ética da peça publicitária. 

Segundo o parlamentar, a propaganda em que o jogador Neymar satiriza estrangeiros no Brasil promove o bullying com essas pessoas.   

Na peça publicitária “Papelzinho” criada pela agência DM9DDB para a empresa Ambev, Neymar ensina os estrangeiros a pedir a bebida em português. Mas no lugar de escrever as frases certas em um papel, o jogador cria “pegadinhas” com os estrangeiros levando-os ao constrangimento.

“Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer ofensa ou discriminação social ou da nacionalidade (art.20)”, destacou o parlamentar em seu requerimento.

Em resposta, o Conar informou ao presidente da comissão, deputado Assis do Couto que já havia instaurado representação ética sobre a questão em 19 de fevereiro, atendendo a pedidos de consumidores. A entidade informou também que a peça publicitária foi retirada do ar em 11 de março por iniciativa da própria Ambev.