Conar deve se pronunciar em maio sobre comercial de TV que constrange estrangeiros
Banco de Imagens/Câmara dos Deputados
O deputado Marcos Rogério solicitou análise do Conar ao comercial de TV que constrange estrangeiros
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias atendeu requerimento do deputado Marcos Rogério (PDT/RO) e enviou ofício ao órgão de autorregulamentação publicitária pedindo a retirada do comercial do ar e a análise quanto à ética da peça publicitária.
Segundo o parlamentar, a propaganda em que o jogador Neymar satiriza estrangeiros no Brasil promove o bullying com essas pessoas.
Na peça publicitária “Papelzinho” criada pela agência DM9DDB para a empresa Ambev, Neymar ensina os estrangeiros a pedir a bebida em português. Mas no lugar de escrever as frases certas em um papel, o jogador cria “pegadinhas” com os estrangeiros levando-os ao constrangimento.
“Segundo o Código de Autorregulamentação Publicitária nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer ofensa ou discriminação social ou da nacionalidade (art.20)”, destacou o parlamentar em seu requerimento.
Em resposta, o Conar informou ao presidente da comissão, deputado Assis do Couto que já havia instaurado representação ética sobre a questão em 19 de fevereiro, atendendo a pedidos de consumidores. A entidade informou também que a peça publicitária foi retirada do ar em 11 de março por iniciativa da própria Ambev.