Notícias
-
16/12/2014 - Definidas emendas da Comissão de Direitos Humanos ao Orçamento 2015Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (16), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados definiu as emendas ao Orçamento da União 2015. Foram votadas quatro emendas, totalizando R$ 260 milhões.
-
12/12/2014 - Entidades querem ampliar trabalhos sobre violações de direitos humanosRepresentantes de vários movimentos sociais que participaram do Fórum Nacional dos Direitos Humanos, em sua décima-terceira edição, celebraram o resultado do relatório da Comissão Nacional da Verdade. No entanto, destacaram a necessidade de ampliar os trabalhos sobre violações de direitos humanos de grupos específicos ocorridas na ditadura.
-
11/12/2014 - Assis do Couto destaca o dever da Câmara de contribuir na apuração da memória históricaNo Ato político de encerramento do Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade, que aconteceu entre duas audiências públicas conjuntas das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, o presidente da CDHM, deputado Assis do Couto, afirmou “esta Casa tem o dever de contribuir na permanência da memória histórica. É importante lembrar que o Congresso Nacional foi ferido gravemente pela ditadura de 1964. A Casa foi fechada pela força bruta da tirania, e assim permaneceu por nove meses. 173 representantes eleitos foram expurgados arbitrariamente naquele período”.
-
11/12/2014 - Dallari diz que relatório final da CNV é documento político e sugere diálogo com militaresO coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, disse na manhã desta quarta-feira (11) em audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado, que o relatório final produzido pela CNV “é um documento político muito importante em relação às Forças Armadas”. Dallari afirmou não ter dúvidas de que vão existir momentos de embate e tensão com os militares a partir da publicação do relatório que responsabiliza 377 pessoas pelas violações dos direitos humanos durante a ditadura. Ele sugeriu aos parlamentares a abertura de diálogo com as chefias militares a fim de que aceitem assumir de forma institucional a responsabilidade pelas violações.
-
10/12/2014 - Presidente Assis do Couto quer continuidade na busca da verdade históricaO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Assis do Couto, divulgou nota nesta quarta-feira (10) em que se posiciona em relação ao relatório final divulgado pela Comissão Nacional da Verdade. "Neste emblemático Dia Internacional dos Direitos Humanos foi divulgado o Relatório da Comissão Nacional da Verdade. Que as recomendações desse documento sejam não um ponto de chegada, mas um estímulo para que instituições do estado e da sociedade continuem a buscar a verdade dos fatos históricos, para que o AI-5, a tortura, as prisões políticas e todas as violações de direitos humanos cometidas pela ditadura não se repitam nunca mais", afirmou o parlamentar.
-
09/12/2014 - Deputados e OAB defendem criação do Ministério da Segurança Pública“Populismo penal não garante melhores resultados contra o crime. A legislação que existe é suficiente e o problema é que não há estrutura suficiente para aplicá-la”, afirmou o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Paulo de Medeiros, na audiência pública conjunta das Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. De acordo com o especialista, a OAB reconhece que "a segurança pública precisa de um ministério” para coordenar o combate ao crime.
-
08/12/2014 - Comissões debatem federalização da segurança pública em audiênciaAs Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizam nesta terça-feira (9) audiência pública conjunta para debater a viabilidade jurídica, econômica e constitucional da federalização da segurança pública e da criação de um eventual Ministério da Segurança Pública.
-
04/12/2014 - Congresso debate mobilização após lançamento do relatório da Comissão Nacional da VerdadeTrês eventos vão reunir, no dia 11 de dezembro, parlamentares e representantes de órgãos de estado e da sociedade civil para debater os próximos passos da mobilização pelo resgate da verdade, da memória e da justiça sobre as violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado durante a ditadura de 1964. Na véspera, será lançado o relatório final e recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV), criada pela Lei 12.528/2011.
-
03/12/2014 - Deputados apoiam propostas que criminalizam a homofobiaPropostas que criminalizam a homofobia foram discutidas durante a audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias na tarde desta quarta-feira (3). Os deputados defenderam, pelo critério de equivalência, o enquadramento dos crimes de homofobia nas penas previstas para crime racial, como propõe parecer do MPF a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, até que uma nova legislação seja aprovada pelo Congresso. Além dessa defesa, os deputados também apreciaram de forma positiva o PL de autoria da deputada Maria do Rosário, que define crimes de ódio e intolerância.
-
02/12/2014 - Mobilização dos povos indígenas se opõe à votação de parecer à PEC 215A Comissão de Direitos Humanos e Minorias recebeu um grupo de 50 indígenas do Estado do Tocantins mobilizados em Brasília contra a possível votação do parecer à PEC 215 em comissão especial nesta quarta-feira (3) na Câmara. A recepção aos indígenas foi pontuada pela apresentação de livro sobre o genocídio de indígenas no período da ditadura militar e também por uma denúncia em áudio sobre suspeita de participação de entidade patronal da agricultura na confecção do relatório a ser apresentado em comissão especial.
-
01/12/2014 - Audiência pública debate aplicação da Lei que define crimes raciais aos casos de homofobiaA Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza audiência pública nesta quarta-feira (3) para discutir possibilidades de enquadramento dos casos de homofobia nas penas previstas pela Lei 7716/89, que define crimes raciais. A audiência também foi solicitada para que sejam discutidas formas de discriminação racial que não estão contidas na legislação.
-
Debates do Congresso Nacional sobre o relatório da Comissão Nacional da VerdadeRECONHECER É PRECISO. REVIVER, NUNCA MAIS. O Ano da Democracia, da Memória e do Direito à Verdade está chegando ao fim. Para marcar o seu encerramento, o Congresso Nacional promoverá uma série de eventos especiais.
-
27/11/2014 - Debatedores são contrários à redução de idade mínima para o trabalhoA secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Maria Oliveira, afirmou nesta quinta-feira (27) que será um retrocesso para o País se o Congresso aprovar as Propostas de Emenda à Constituição (PECs 35/11; 18/11 e 274/13) que reduzem a idade mínima para o trabalho infantil. Em audiência pública que comemorou os 20 anos do fórum, Isa Oliveira destacou que o Estado brasileiro tem que enfrentar o desafio de retirar 3,178 mil milhões de crianças que se encontram trabalhando em vários setores.
-
26/11/2014 - Mudanças na legislação podem promover avanço da agricultura familiar, afirmam palestrantesAlém da questão legislativa, o redesenho para ampliar o espaço da agricultura familiar no país requer redefinir diretrizes das políticas públicas para o setor, ampliar o compromisso com as reformas política e agrária, e mobilizar os agricultores para evitar o retrocesso das conquistas obtidas, afirmaram especialistas e membros do governo federal.
-
26/11/2014 - Comissão realiza Ato Público em defesa da Agricultura Familiar e Alimentação AdequadaAssis do Couto agradeceu à Comissão de Direitos Humanos e Minorias por ter viabilizado o evento em homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena