Notícias
-
05/06/2018 - Congresso Nacional discute desafios da velhice em seminário LGBTA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, participa da realização do 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional que acontece em Brasília (DF), nesta quarta-feira (6/6). A CDHM é presidida pelo deputado Luiz Couto (PT/PB).
-
04/06/2018 - Luiz Couto denuncia: são 412 cortes, 50 em direitos humanosLeia nota oficial sobre a MP que promove cortes de gastos para subsidiar a queda do preço do diesel
-
04/06/2018 - A cada cinco dias uma pessoa foi assassinada no campo em 2017A estatística faz parte do relatório Conflitos no Campo Brasil 2017, feito pala Comissão Pastoral da Terra, e lançado nesta segunda-feira (4/6) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
-
04/06/2018 - Ex-advogado da Odebrecht, Tacla Duran, será ouvido em audiência pública nesta terça-feiraO advogado e ex-consultor Rodrigo Tacla Duran, que realizou serviços como advogado da Odebrecht e que seria testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será ouvido através de videoconferência nesta terça-feira (5/6), às 10h, no Plenário 9 na Câmara dos Deputados, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
-
30/05/2018 - Democracia e saúde mental andam juntas, afirmam usuários e especialistasO Ministério da Saúde aprovou em dezembro de 2017 mudanças na Política Nacional de Saúde Mental. Apesar da resolução que estabelece diretrizes para o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ter recebido apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e de outras entidades médicas, ela é alvo de fortes críticas. Entre elas, que foi feita sem a participação dos usuários dos serviços de saúde mental e que, por causa disso, é contrária à Constituição, às Leis e à compromissos internacionais firmados pelo Brasil.
-
30/05/2018 - Ex-advogado da Odebrecht, Tacla Duran, será ouvido em audiência públicaO advogado e ex-consultor Rodrigo Tacla Duran, que realizou serviços como advogado da Odebrecht e que seria testemunha de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será ouvido através de videoconferência nesta terça-feira (5/6), às 10h, no Plenário 9 na Câmara dos Deputados, pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
-
29/05/2018 - CDHM discute procedimentos para evitar violência em manifestações no Distrito FederalA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados deu continuidade, nesta terça-feira (29) aos debates sobre a violência em manifestações populares no Distrito Federal.Um dos principais pontos do encontro foi a atuação das polícias militar e civil durante as manifestações, em Brasília, no dia 10 de abril de 2018 em um ato da comunidade universitária da UnB em frente ao Ministério da Educação.
-
29/05/2018 - Comissões de Direitos Humanos fortalecem parceria com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à TorturaNesta terça-feira (29), as Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal participaram, junto com a coordenadora-geral do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Valdirene Daufemback, e peritos do órgão, de uma reunião de trabalho para análise de pontos técnicos do sistema prisional brasileiro e levar dados da agenda legislativa pelo desencarceramento.
-
29/05/2018 - Comissões de Direitos Humanos fortalecem parceria com o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à TorturaNesta terça-feira (29), as Comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal participaram, junto com a coordenadora-geral do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Valdirene Daufemback, e peritos do órgão, de uma reunião de trabalho para análise de pontos técnicos do sistema prisional brasileiro e levar dados da agenda legislativa pelo desencarceramento.
-
28/05/2018 - Política Nacional de Saúde Mental em debate na Comissão de Direitos Humanos e MinoriasEm 1987, o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial apresentou o movimento “Por uma sociedade sem manicômios”. Passados 31 anos, muitas conquistas foram alcançadas, mas estão ameaçadas. Na década de 80, haviam aproximadamente 100 mil leitos em hospitais psiquiátricos. Atualmente, são aproximadamente 23 mil leitos em 161 hospitais, todos eles em processo de fechamento. Além disso, cerca de seis mil pessoas estão em hospitais de custódia, cumprindo medida de segurança, muitas vezes em situação de prisão perpétua.
-
28/05/2018 - CDHM aprova Convenção que combate a discriminação e a intolerânciaA Convenção Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância reafirma e aprimora os meios de proteção internacionalmente consagrados, além de incluir formas contemporâneas de racismo e discriminação e suprir lacunas regionais, já que até a sua aprovação pela OEA, não existia nenhum documento específico sobre o tema da discriminação racial no âmbito da Organização dos Estados Americanos.
-
24/05/2018 - Falta de registro civil ainda é uma realidade para minorias, constata audiência da CDHMA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promoveu hoje (24/05), em iniciativa de seu presidente, deputado Luiz Couto (PT-PB), audiência pública que debateu como erradicar o sub-registro civil no Brasil.
-
24/05/2018 - CDHM e CDU debaterão ocupações em São PauloA Comissão de Desenvolvimento Urbano e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, realizam em São Paulo, no próximo dia 28/5, segunda-feira, o Seminário: Direito a moradia e as ocupações urbanas. O objetivo é debater as ações e políticas públicas de moradia e a situação das ocupações urbanas.
-
23/05/2018 - CDHM aprova Convenção e debate projetos sobre direitos de minoriasA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), presidida pelo deputado Luiz Couto (PT-PB), aprovou hoje (23/05) a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, aprovada pela Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, validando o parecer apresentado pelo deputado Paulão (PT-AL). O texto é um importante marco de adoção de políticas de combate aos atos de ódio e intolerância. O projeto seque para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.