Notícias
-
06/05/2015 - Deputados criticam atraso na entrega de imóveisA Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) debateu nesta quarta-feira (13/05) sobre os abusos cometidos pelo setor imobiliário na entrega de imóveis novos aos proprietários.
-
04/05/2015 - Defesa do Consumidor aprova convite a ministro da Justiça para discutir Marco Civil da InternetA Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou nesta quarta-feira (29/04) convite para que o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, discuta a proposta do Governo para a regulamentação do Marco Civil da Internet. Além do ministro, devem comparecer à Audiência Pública o presidente da Anatel, João Rezende; a advogada Flávia Lefévre, da PROTESTE; a advogada Veridiana Alimonti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; e o professor Carlos Affonso, da Fundação Getúlio Vargas.
-
17/04/2015 - Eli Corrêa participa de encontro do Sistema Nacional de Defesa do ConsumidorO presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Eli Corrêa Filho, participou na última quinta-feira (16/04) da abertura do encontro do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) que reuniu em Brasília representantes dos Procons, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de entidades civis de defesa do consumidor.
-
13/04/2015 - CDC aprova convite de Eli Corrêa a ministro da Educação para discutir FiesA Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou nesta quarta-feira (18/04) convite ao Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias de cobranças abusivas por parte das instituições credenciadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O autor do Requerimento nº 15/2015 e presidente da CDC, deputado Eli Corrêa Filho, lembrou que entre as últimas mudanças para os contratos está o limite máximo de 6,4% de reajuste nas mensalidades. “Porém, há casos de aumentos de 11%, quase o dobro do autorizado pelo governo. A situação é tão grave que levou a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça a criar um grupo de trabalho para investigar as denúncias”, destacou Eli.
-
08/04/2015 - Comissão critica operadoras de celular por suspender tráfego de dadosA Comissão de Defesa do Consumidor ouviu nesta quarta-feira, 08/04, representantes das operadoras de telefonia e do governo para discutir a qualidade dos serviços de telecomunicações no Brasil. A audiência pública – solicitada pelos deputados Chico Lopes, Weliton Prado, Maria Helena, Celso Russomanno, Vinícius Carvalho e Marcos Rotta – foi motivada principalmente pela mudança de conduta das empresas, que passaram a interromper o tráfego de dados dos clientes após atingida a franquia de dados.
-
27/03/2015 - Comissão requisita nova fiscalização de cobrança de energia em AlagoasA Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25) a continuidade de auditoria sobre o sistema de faturamento e cobrança utilizado pela Eletrobras Distribuição Alagoas (antiga Companhia Energética de Alagoas, Ceal) e fiscalização da metodologia de leitura dos medidores de energia elétrica no estado.
-
11/03/2015 - Fiscalização da telefonia fixa e móvel domina reunião da ComissãoNa sua reunião deliberativa desta quarta-feira (25/03), a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) deu destaque às questões relacionadas à telefonia fixa e celular no Brasil. Além da aprovação de audiências públicas para debater o tema, foi decidida ainda a criação de uma subcomissão especial com o objetivo de acompanhar, fiscalizar e controle dos contratos de concessão dos serviços de telecomunicações no país.
-
04/03/2015 - Defesa do Consumidor elege Eli Corrêa Filho como presidenteOs integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor elegeram na quarta-feira, 04/03, com vinte votos a favor e nenhum contrário, o deputado Eli Corrêa Filho (DEM-SP) para exercer a presidência neste ano.
-
04/03/2015 - Novo presidente da comissão de Defesa do Consumidor quer fortalecer os ProconsA Comissão de Defesa do Consumidor terá como presidente neste ano o deputado Eli Correa Filho (DEM-SP). O parlamentar destacou que pretende “fazer uma gestão democrática”, com projetos que fortaleçam os Procons como instâncias alternativas na solução de disputas e que definam regras mais claras e seguras para compras pela internet.
-
25/02/2015 - Procon-RJ entra com ação contra operadoras por bloqueio de internetO Procon-RJ entrou com uma ação na Justiça contra as operadoras Oi, Tim, Vivo e Claro em razão da estratégia das companhias de cortar a internet móvel dos clientes após o fim do pacote de dados contratado (antes, as empresas reduziam bastante a velocidade da conexão, mas ainda permitiam o acesso). Com o corte, o cliente precisa desembolsar mais dinheiro para restabelecer a conexão, contratando um pacote com limite superior ao de sua franquia atual ou um pacote adicional para usar até o fim do ciclo de faturamento. Uma alternativa é usar aplicativos que ajudam a controlar o uso dos dados.
-
13/11/2014 - ANS anuncia nova suspensão de planos de saúdeA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspenderá a partir desta sexta-feira (14) a venda de 65 planos de saúde de 16 operadoras. As empresas são punidas por desrespeitar os prazos máximos de atendimento e por negar coberturas de determinados procedimentos, conforme uma resolução de 2011. Além de a venda dos planos ficar suspensa por três meses, as operadoras também podem ter de pagar multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
-
16/10/2014 - Plataforma consumidor.gov.br completa quatro meses de atividadeLançado em junho deste ano, o Consumidor.gov.br se firmou como um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, ao permitir a interlocução direta entre consumidores e empresas. Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.
-
21/08/2014 - Planos de saúde terão que melhorar atendimento ou sofrerão punições severasAs operadoras de planos de saúde que insistem em desrespeitar o consumidor e aparecem recorrentemente na lista de suspensões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) correm o risco de serem encaminhadas para fora do mercado caso não melhorem o atendimento. Após matéria publicada pelo Correio na última terça-feira, que mostrou um ranking com as empresas que mais foram reincidentes durante o programa de monitoramento da agência, o órgão regulador informou que todas elas passam por regime de direção fiscal e técnica. Apenas a empresa Excelsior foi incorporada por uma outra operadora.
-
05/08/2014 - Justiça desobriga teles de cumprir regras da AnatelLiminar expedida pela 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal desobriga operadoras de TV paga, telefonia e internet de cumprir diversas determinações estabelecidas pela Resolução nº 632, de 8 de março de 2014, que instaurou o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RCG). A liminar tem abrangência nacional.
-
25/06/2014 - Dilma sanciona lei que obriga plano a trocar médico que deixou convênioA presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que obriga os planos de saúde a substituir médicos que deixaram de atender pelo convênio. Além de recontratar outro profissional com a mesma especialidade, o plano deverá avisar seus clientes sobre a troca com 30 dias de antecedência. A regra entrará em vigor daqui a seis meses. O texto sancionado sem vetos foi publicado na edição desta quarta-feira (25) no "Diário Oficial da União".