Plataforma consumidor.gov.br completa quatro meses de atividade

Lançado em junho deste ano, o Consumidor.gov.br se firmou como um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet, ao permitir a interlocução direta entre consumidores e empresas. Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.
16/10/2014 17h10

O banco de dados do site reúne empresas que se cadastraram de maneira voluntária a fim de solucionar as questões rápida e praticamente. A plataforma é inteiramente gratuita e não gera custos para nenhum dos lados. A participação das empresas no Consumidor.gov.br é voluntária e somente é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. Entre os segmentos onde existe maior número de reclamações estão o setor de telecomunicações - com quase metade das queixas - seguido pelos serviços financeiros, produtos de telefonia e informática, eletrodomésticos e eletrônicos.

O site permite que o consumidor relate detalhes sobre o problema e serve como espaço de diálogo entre a empresa e o cliente. Arquivos podem ser anexados à reclamação, e após o envio da queixa o fornecedor tem até dez dias para responder.

Conheça essa nova plataforma acessando www.consumidor.gov.br.