Notícias
-
08/10/2021 - Câmara cria Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédiaPromulgada resolução da Câmara dos Deputados que cria o Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia, em homenagem ao ator e comediante que faleceu em maio vítima de Covid-19. A proposição teve autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), com relatoria da deputada Marilia Arraes (PT-PE).
-
07/10/2021 - Secretaria da Mulher repudia decisão do TJSC no caso Mari FerrerA Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados emitiu nota de repúdio contra a decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em absolver o réu André Camargo Aranha no caso de estupro de Mari Ferrer. "É inadmissível que se possa aceitar como argumento a 'coisificação' do corpo da mulher, com ardis artifícios que não devem prosperar em uma sociedade que se pretende plural e igualitária. Leia a íntegra da Nota de Repúdio
-
07/10/2021 - Câmara aprova retorno de gestantes ao trabalho presencial após imunização contra Covid-19A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (6/10) o Projeto de Lei 2058/2021 que estabelece medidas sobre o trabalho de gestantes durante a pandemia, prevendo sua volta ao presencial após imunização. A proposta aguarda análise pelo Senado. O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), ao projeto de autoria do deputado Tiago Dimas (Solidariedade-TO), que muda a Lei 14.151/2021, que garantiu o afastamento da gestante do trabalho presencial com remuneração integral durante a emergência de saúde pública do novo coronavírus. Pelo substitutivo aprovado, fica garantido o afastamento apenas se a gestante não tenha ainda sido totalmente imunizada (15 dias após a segunda dose). Até então não havia esse critério.
-
07/10/2021 - Bolsonaro sanciona com vetos programa de promoção da saúde menstrual e deputadas protestamDeputadas se manifestaram em Plenário contra o veto do Presidente da República, Jair Bolsonaro, a trechos da lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214/2021). Foram vetados os principais pontos da proposta aprovada pelos parlamentares, como a previsão de distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e presidiárias. A lei é fruto do PL 4968/2019, da deputada Marília Arraes (PT-PE), aprovado em agosto pela Câmara dos Deputados e em setembro pelo Senado Federal.
-
07/10/2021 - Comissões se reúnem para debater ações de combate ao câncer de mamaComo parte da programação do Outubro Rosa, de conscientização sobre prevenção e tratamento do câncer de mama e outros que atingem mulheres, acontece nesta quinta-feira (7/10), às 15 horas, audiência pública para debater a importância da navegação de pacientes para atenção ao câncer de mama. O navegador, geralmente da área da enfermagem, atua na linha de cuidado do paciente, guiando-o durante todo o tratamento.
-
06/10/2021 - Iluminação rosa no Congresso reforça campanha de prevenção do câncer de mama e de colo do úteroO Congresso Nacional aderiu oficialmente à campanha "Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama", na noite de segunda-feira (4/10). Em solenidade no Salão Negro, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Celina Leão (PP-DF), a procuradora especial da Mulher do Senado, senadora Leila Barros (Cidadania-DF) e representantes das bancadas femininas da Câmara e Senado assumiram o compromisso de engajar as Casas na divulgação sobre o diagnóstico precoce. As duas cúpulas e as torres do edifício principal estão iluminadas de rosa desde o início do mês.
-
06/10/2021 - Secretaria da Mulher manifesta apoio à deputada Rosana ValleA Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados registrou manifestação de apoio e solidariedade à deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), censurada em seu direito de fala pelo prefeito da cidade de Santos (SP), Rogério Santos (PSDB), durante reunião de prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), ocorrida na terça-feira (5 de outubro). Confira a nota.
-
30/09/2021 - Câmara e Senado participam da campanha Outubro RosaComo é feito anualmente, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal dão início nesta sexta-feira (1/10) às atividades da Campanha Outubro Rosa, que integra esforço mundial de divulgação e conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das diversas formas de câncer que atingem mulheres em todo o País e no mundo. Pela Câmara dos Deputados, participam da Campanha Outubro Rosa a Secretaria da Mulher (SecMulher) – por meio da Procuradoria da Mulher e do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde; as Comissões dos Direitos da Mulher (CMulher), de Seguridade Social e Família (CSSF) e Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil; e também as Frentes Parlamentares Mista da Saúde, e Mista da Luta contra o Câncer, além do GT Desafios da Oncologia no Brasil (pela CSSF), em parceria com o Senado Federal, por meio da Procuradoria Especial da Mulher e da Liga do Bem.
-
29/09/2021 - No Dia Mundial do Coração, deputadas debatem incidência de problemas cardíacos em mulheresEm alusão ao Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio de seus grupos de trabalho de Saúde, promove nesta quarta-feira (29/09) audiência pública sobre a incidência dos problemas cardíacos nas mulheres. O debate é coordenado pelas deputadas Mariana Carvalho (PSDB-RO) e Dra. Soraya Manato (PSL-ES), que coordenam, respectivamente, os grupos de trabalho de Covid-19 e Saúde pela bancada feminina da Câmara. A audiência, interativa, será transmitida a partir das 15 horas pelo portal E-Democracia. A atividade estava inicialmente programada para 9 de julho, Dia Nacional de Alerta sobre a Insuficiência Cardíaca.
-
27/09/2021 - Nota de apoio e solidariedade à deputada Tabata AmaralA Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, vem a público manifestar total apoio e solidariedade à deputada federal Tabata Amaral (sem partido - SP), que foi alvo de declarações ameaçadoras proferidas na rede social Twitter, no dia 18 de setembro de 2021, por um conhecido ator que compartilhou post de outra pessoa em seu próprio perfil. Leia a íntegra da nota.
-
24/09/2021 - Livro produzido há 230 anos retrata direitos da mulher e da cidadãAs Secretarias da Mulher e de Relações Internacionais da Câmara lançaram na quinta-feira (23/09) publicação traduzida do manifesto feminista francês “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã e outros Textos”. O texto legislativo foi produzido há 230 anos pela francesa Olympe de Gouges, considerada referência do movimento pela emancipação feminina em todo o mundo, a partir da Revolução Francesa.
-
22/09/2021 - Procuradoras da Mulher entregam dossiê sobre o caso Mari Ferrer à PGRA Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL), e a Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, senadora Leila Barros (Cidadania-DF), oficializaram nesta quarta-feira (22/9) a entrega de dossiê completo sobre o caso Mari Ferrer ao Procurador Geral da República, Augusto Aras. Na semana passada, em audiência, Tereza Nelma já havia solicitado, juntamente com a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), procuradora adjunta da Mulher, que seja analisada a viabilidade de federalização do caso.
-
22/09/2021 - Câmara aprova proposta que transforma cargos do MPUA Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (21/09) o Projeto de Lei 813/21, do Ministério Público da União, que transforma 141 cargos efetivos de técnico do MPU em oito cargos de procurador de Justiça e em 164 cargos em comissão de cinco níveis de remuneração. A proposta segue para o Senado e teve parecer favorável e emenda da relatora, deputada Celina Leão (PP-DF).
-
22/09/2021 - Secretaria da Mulher emite nota de repúdio por ofensas contra a senadora Simone TebetA Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, formada pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, como órgãos políticos e institucionais que atuam em benefício e defesa da população feminina brasileira, vem a público repudiar veementemente as ofensas e a forma totalmente desrespeitosa pela qual a Senadora Simone Tebet, coordenadora da bancada feminina do Senado Federal, foi tratada pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI da Pandemia, nesta terça-feira (21/09).