Notícias

  • 09/12/2021 - Secretaria da Mulher manifesta apoio à Maria Eduarda Carvalho, agredida por anos pelo marido
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão representativo da Bancada Feminina, formado pela Coordenadoria dos Direitos da Mulher e pela Procuradoria da Mulher, manifestou publicamente apoio e solidariedade à economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho, que denunciou agressões praticadas contra ela pelo seu ex-marido Pedro Eurico de Barros e Silva, durante relacionamento que manteve por 25 anos. Leia a íntegra da Nota.
  • 08/12/2021 - Sancionada lei que prorroga medidas excepcionais de combate à pandemia
    Foi sancionada sem vetos a Medida Provisória que garante a continuidade das medidas excepcionais para a compra de vacinas, medicamentos e insumos para o combate à Covid-19 (MP 1059/2021). Na Câmara, a MP teve parecer favorável da relatora, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).
  • 06/12/2021 - Bancada feminina encaminha sugestões ao TSE sobre eleições de 2022
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados enviou ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, documento oficiando as contribuições da bancada feminina às Resoluções para as Eleições 2022. No final de novembro, o TSE promoveu mais uma etapa do “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”, com a realização de audiências públicas para receber sugestões para o aperfeiçoamento das minutas de resoluções a serem analisadas pelo Plenário do Tribunal para as eleições do próximo ano.
  • 03/12/2021 - Aprovada urgência para projeto que inscreve nome de campeão olímpico em Livro dos Heróis da Pátria
    O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei 3322/2021, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que inscreve o nome do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.
  • 03/12/2021 - Câmara aprova medidas de proteção a entregadores de aplicativo durante pandemia
    A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (1º/12) o Projeto de Lei 1665/2020, do deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e outros nove parlamentares, que cria medidas de proteção social e da saúde para entregadores enquanto perdurar a emergência de saúde pública por causa da pandemia de Covid-19. A proposta será enviada ao Senado Federal. Pela bancada feminina, assinam a coautoria do projeto as deputadas Luiza Erundina (PSOL/SP), Fernanda Melchionna (PSOL/RS), Sâmia Bomfim (PSOL/SP), Áurea Carolina (PSOL/MG), Maria do Rosário (PT/RS) e Talíria Petrone (PSOL/RJ).
  • 02/12/2021 - Representantes da bancada feminina participam de reunião no TSE sobre fortalecimento de mulheres na política
    A coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), e as deputadas Soraya Santos (PL-RJ), Margarete Coelho (PP-PI) e Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), estiveram nesta quarta-feira (01/12) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e a ministra da Corte Eleitoral Maria Cláudia Bucchianeri, durante reunião do Fórum Nacional de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos. Na pauta, o fortalecimento da participação de mulheres na política.
  • 01/12/2021 - Mulheres negras são maioria das vítimas de feminicídio e as que mais sofrem com desigualdade social
    A Câmara dos Deputados realizou comissão geral nesta terça-feira (30/11) para discutir a desigualdade e a violência contra a mulher negra no Brasil. A deputada Tia Eron (Republicanos-BA), que presidiu a sessão, disse que o importante é fazer o combate ao racismo todos os dias.
  • 01/12/2021 - Câmara aprova projeto que tipifica crime de injúria racial em locais públicos
    A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30/11) o Projeto de Lei 1749/2015, que tipifica o crime de injúria quando cometido em locais públicos ou locais privados abertos ao público e de uso coletivo. A proposta será enviada ao Senado. O texto, de autoria da deputada Tia Eron (Republicanos-BA) e do ex-deputado Bebeto (PSB-BA), atribui pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para esse tipo de injúria se praticada nesses locais.
  • 30/11/2021 - Procuradoria da Mulher disponibiliza cartilha sobre como organizar Procuradorias nos Estados e Municípios
    A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, por meio da Procuradoria da Mulher, disponibilizou a edição digital da cartilha "Como criar uma Procuradoria da Mulher nos Estados e Municípios". A edição conta com apresentação do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) e da procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL). O material pode ser baixado, reproduzido e adaptado por Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, citada a fonte.
  • 29/11/2021 - Debatedoras demonstram preocupação com divulgação e efetivação da lei de combate à violência política
    O Observatório Nacional da Mulher na Política, órgão da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados realizou nesta segunda (29/11) debate sobre o tema “Violência política contra as mulheres”, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos. A programação faz parte das atividades da campanha de “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. O Observatório atua em três eixos temáticos de pesquisa: violência política contra a mulher; atuação parlamentar e representatividade feminina e atuação partidária e processos eleitorais.
  • 29/11/2021 - Em sessão solene, debatedores afirmam que leis sobre violência contra a mulher não chegam a negras e periféricas
    Em sessão solene do Congresso Nacional, realizada na quinta-feira (25/11) para comemorar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, debatedoras destacaram que as leis para combater a violência contra as mulheres têm avançado, mas ainda não chegam às mulheres negras e periféricas.
  • 26/11/2021 - Observatório da Mulher promove debate sobre violência política contra mulheres
    Como parte das atividades da campanha de “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), órgão da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, promove na próxima segunda-feira (29 de novembro), às 15 horas, debate sobre o tema “Violência política contra as mulheres”, com a participação de representantes do TSE, PGE, DPU e ONU Mulheres, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos.
  • 26/11/2021 - Câmara realiza Comissão Geral para debater desigualdade e violência contra a mulher negra
    Por iniciativa da deputada Tia Eron (Republicanos-BA), a Câmara dos Deputados promoverá uma comissão geral na próxima terça-feira (30/11), às 9 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, para debater a desigualdade e a violência contra a mulher negra no Brasil. O evento contará com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, que preside a Comissão de Juristas criada pela Câmara para revisar a legislação sobre racismo.
  • 25/11/2021 - Assinados termos de compromisso para implantar Rede Nacional de Procuradorias da Mulher
    A Secretaria da Mulher da Câmara, por meio da Procuradoria da Mulher, formalizou nesta quinta-feira (25/11) a assinatura de termo de compromisso com diversas organizações e entidades para estabelecer uma Rede Nacional de Procuradorias da Mulher, que terá como objetivo promover ações de enfrentamento à violência em defesa de mulheres e meninas. A partir da assinatura do termo de compromisso, as entidades signatárias irão elaborar um plano de trabalho entre as partes para formalização posterior do Termo de Cooperação oficial. Pela Câmara dos Deputados, assinam o termo as deputadas Celina Leão (PP-DF), coordenadora da bancada feminina, e Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da Mulher da Câmara.
  • 25/11/2021 - Delegação da Indonésia conhece experiências legislativas de combate à violência contra mulheres
    Por meio de pedido enviado pelo Ministério das Relações Exteriores, a Secretaria da Mulher recebeu na última terça-feira (23/11), uma delegação de parlamentares da República da Indonésia, em visita oficial ao Brasil. Na Câmara, a delegação pretendeu conhecer as experiências legislativas que se referem ao combate à violência contra mulheres. A comitiva foi recebida pela coordenadora da bancada feminina, deputada Celina Leão (PP-DF), e pela procuradora da Mulher, deputada Tereza Nelma (PSDB-AL).