Notícias
-
07/05/2025 - CREDN aprova convocações de Mauro Vieira e Ricardo LewandowskiDe acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o ministro Mauro Vieira atenderá à convocação da CREDN no dia 28 de maio. Já o ministro da Justiça, ainda negociará uma data com a Comissão.
-
06/05/2025 - CREDN discute criação de data nacional em homenagem à comunidade polonesaEstima-se que o número de brasileiros com ascendência polonesa varia de 1,5 a mais de 2,5 milhões e que somente o estado do Paraná tenha mais de 1 milhão de habitantes com pelo menos um ancestral de origem polonesa.
-
24/04/2025 - Filipe Barros critica execução da Política Externa e vê perseguição contra a DireitaEx-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, asilada no Brasil, foi condenada naquele país a 15 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.
-
24/04/2025 - Princesa japonesa virá ao Brasil para celebrar os 130 anos de relações diplomáticasO Japão tem especial interesse em firmar um Tratado de Livre Comércio com o MERCOSUL, além de reforçar o diálogo com o Brasil em matéria de Segurança e Defesa.
-
24/04/2025 - Embaixador do Azerbaijão destaca importância da Diplomacia Parlamentar na CREDNNa América Latina e no Caribe, o Azerbaijão reconhece a liderança brasileira e tem procurado apresentar projetos de acordo de cooperação bilateral nas áreas econômica e comercial.
-
24/04/2025 - CREDN realizará visita técnica a instalações militares em PacaraimaA visita técnica será realizada com o apoio técnico das autoridades militares responsáveis pelo setor de segurança local na fronteira do Brasil com a Venezuela.
-
24/04/2025 - Aprovada Moção de Pesar pelo falecimento do Papa FranciscoNascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, no dia 17 de dezembro de 1936, ele foi eleito Pontífice em 13 de março de 2013.
-
24/04/2025 - CREDN aprova Projeto de Lei que cria o Espaço da Mulher BrasileiraO projeto de lei pretende criar a política de atendimento a brasileira emigrante, como especialização da atividade consular, sem prejuízo das demais atividades e serviços prestados pelos Consulados.
-
23/04/2025 - CREDN cobra detalhamento de contratos com organização internacionalA OEI já foi alvo de investigações e escândalos em outros países da América do Sul, sob suspeita de má gestão de recursos públicos e de funcionar como cabide de empregos para aliados políticos.
-
23/04/2025 - CREDN aprova convocação do ministro das Relações Exteriores para explicar concessão de asilo à ex-primeira-dama do PeruComissão enviará requerimento de informações ao Tribunal de Contas da União para apurar se houve uso indevido de aeronave da Força Aérea Brasileira no transporte de Nadine Heredia. Convocação do chanceler e Moção de Repúdio à decisão, também passaram na CREDN.
-
23/04/2025 - Diretriz para o uso do superávit financeiro de fundos públicos poderá afetar a DefesaA desvinculação do superávit financeiro destes fundos, conforme autorizado pela nova lei complementar, poderá gerar severos impactos à prontidão operacional das Forças Armadas.
-
23/04/2025 - Hidrovia Paraguai-Paraná será tema de audiência na CREDNO governo argentino suspendeu recentemente uma licitação bilionária para a concessão da Hidrovia Paraguai-Paraná após denúncias de irregularidades, falta de transparência e possível favorecimento de empresas específicas.
-
22/04/2025 - CREDN recebe delegação parlamentar chilena e discute agenda de integraçãoO presidente do Chile, Gabriel Boric, encontra-se em viagem oficial ao Brasil com o objetivo de impulsionar a agenda bilateral e regional.
-
22/04/2025 - Bahrein quer fortalecer relações com o Brasil por meio da Diplomacia ParlamentarO Bahrein tem a economia mais livre do Oriente Médio e a 12ª mais livre do mundo. O país do Golfo inaugurou a sua embaixada em Brasília em 2018 (a primeira do país na América Latina).
-
10/04/2025 - Filipe Barros coloca a Diplomacia Parlamentar à serviço das relações Brasil-ArgentinaNo comando do MERCOSUL, Argentina prioriza o avanço nos acordos extrarregionais e espera fechar o Tratado de Livre Comércio com a União Europeia ainda em 2025. No segundo semestre, presidência do bloco caberá ao Brasil.