Deputado quer explicações sobre pedido de extradição de Carla Zambelli
Brasília – O deputado Gustavo Gayer (PL/GO), teve aprovados dois requerimentos de informação sobre pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL/SP), nesta quarta-feira, 3, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).
Do ministro da Justiça e Segurança Pública, Gayer cobra explicações, no âmbito da cooperação jurídica internacional, referentes ao processo de extradição da deputada Carla Zambelli, notadamente quanto à participação do ministério no apoio à Advocacia-Geral da União (AGU).
Ele quer saber, por exemplo, se houve tratativas diretas com autoridades italianas para viabilizar o processo sem necessidade de contratação de escritório privado. Consta que a AGU contratou o escritório Gentiloni Silveri, por R$ 200 mil, para atuação no processo de extradição da parlamentar.
“O próprio órgão já indicou que a contratação se refere apenas à etapa inicial do procedimento, não havendo ainda cálculo estimado dos custos da fase principal, tampouco transparência sobre a totalidade dos valores a serem despendidos ao longo do processo”, advertiu o deputado.
Segundo ele, “diante da gravidade do tema, é imprescindível esclarecer quais foram os critérios adotados para a escolha do escritório, o fundamento legal para a contratação direta, os limites orçamentários estabelecidos e as previsões de gasto para as etapas subsequentes do processo”, acrescentou.
Assessoria de Imprensa – CREDN