2014

  • 14/05/2012 - Brasil quer acordo para manejo da vida marinha
    O Brasil quer que a Rio+20 termine com um acordo para a regulamentação da exploração da biodiversidade dos oceanos. Segundo a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), o governo espera que esse seja um dos legados da conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável, que ocorre no Rio em junho.
  • 14/05/2012 - Pesquisa confirma que aumento de C02 inicia aquecimento
    Caiu um dos últimos bastiões dos que argumentam que a queima de combustíveis fósseis não aquece a Terra.
  • 14/05/2012 - Deputado alerta para violência nas áreas indígenas em reunião com ministro da Justiça
    O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, deputado Sarney Filho participou na sexta-feira (11) de audiência com o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. “Nossa reunião com índios xavantes e guarani-kaiowá e o ministro da Justiça foi muito produtiva. Ele reconheceu a gravidade da situação desses grupos que estão sofrendo ameaças e garantiu que a presidente Dilma quer resolver o problema da demarcação e desintrusão de áreas indígenas. Paralelamente, decidi apresentar ao Conselho Nacional de Justiça um dossiê com todos os casos de ameaças e violência que várias etnias estão enfrentando. Os índios disseram que se sentem abandonados e querem a presença mais efetiva da Funai”, afirmou o deputado.
  • 11/05/2012 - Índios pedem respeito e dignidade
    A situação de miséria e confinamento que as etnias Xavantes, da terra indígena Marãiwatséde, em Mato Grosso e os Guarani – Kaiowás, em Mato Grosso do Sul estão vivendo foram expostas durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados - CMADS.
  • 10/05/2012 - Líder do PV pede a Dilma veto total ao Código Florestal
    O líder da Bancada do PV, deputado Sarney Filho, enviou à presidente Dilma Rousseff um pedido formal para que ela vete integralmente o texto do novo Código Florestal (PL 1876/1999), aprovado pelo Congresso Nacional.
  • 09/05/2012 - Práticas ecológicas são adotadas pela Comissão de Meio Ambiente
    O Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, Sarney Filho (PV/MA) anunciou nesta quarta-feira, 9, uma série de medidas que estão sendo adotadas pela Comissão no sentido de promover a conscientização ambiental e a utilização de serviços disponíveis na Casa de forma mais sustentável.
  • 09/05/2012 - Conflitos em terras indígenas é tema de audiência pública
    A situação das etnias Xavantes, da terra indígena Marãiwatséde, em Mato Grosso e o caso dos Guarani – Kaiowás, em Mato Grosso do Sul serão debatidos em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 10.
  • 08/05/2012 - Presidente da Comissão de Meio Ambiente defende proibição do plantio de cana-de-açúcar em biomas frágeis
    O presidente da Câmara, Marco Maia, acatou o pedido do presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Sarney Filho (MA), e incluiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) entre as comissões que analisarão o mérito do Projeto de Decreto Legislativo 543/12.
  • 08/05/2012 - Governo finaliza Plano de Contingência para lidar com acidentes com petróleo
    A última reunião do governo para consolidar o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas Sob Jurisdição Nacional, que reúne providências para combater acidentes de grandes proporções, será realizada nesta quinta-feira (10). O assunto foi tema de audiência pública hoje (8), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
  • 08/05/2012 - Textos para entender a Conferência Rio+20
    Estamos a menos de três meses do início Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. De agora em diante, os debates irão esquentar. Para conhecer a base dessas discussões, ((o))eco preparou a lista dos documentos oficiais que são essenciais para acompanhá-las.
  • 08/05/2012 - Rio+20: seleção dos melhores sites sobre a conferência
    Falta pouco menos de dois meses para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Para ajudar o leitor de Oeco a se manter por dentro dos debates e preparativos, produzimos uma lista com os melhores sites sobre o assunto.
  • 08/05/2012 - Comissão discute hoje propostas da Agenda Amazônia para Rio+20
    A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza audiência pública hoje para avaliar, debater e apresentar propostas para a Agenda Amazônia a ser apresentada pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O tema central da Rio+20 é a Economia Verde no Contexto do Desenvolvimento Sustentável e da Erradicação da Pobreza.
  • 08/05/2012 - Rio+20: Eventos abertos ao público
    Na reta final para a Rio+20, a capital do mundo será o Rio. Dezenas de seminários, exposições e encontros movimentarão a cidade. A conferência propriamente dita acontece entre os dias 20 e 22 de junho, mas desde já existem atividades para quem quer participar ou se informar sobre esse grande debate que ocorrerá sob os olhos do planeta. A prefeitura do Rio antecipando tal movimento, já enviou à câmara municipal projeto de lei para decretar feriado nos dias 20, 21 e 22 de junho. O objetivo é aliviar o trânsito na cidade.
  • 08/05/2012 - CNBB diz que conflitos no campo vão aumentar se Código Florestal for sancionado como foi aprovado pela Câmara
    Durante a divulgação do relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) que registra aumento de 15% no número de conflitos no campo em 2011 ante 2010, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Steiner, disse na segunda-feira (7) que se o novo Código Florestal entrar em vigor como foi enviado pelo Congresso para sanção presidencial, “provavelmente aumentará os confrontos”.
  • 08/05/2012 - Brasil precisa de regras claras para Código Florestal, diz ministra do Meio Ambiente
    A presidenta Dilma Rousseff tem até dia 25 de maio para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 25. O texto do Congresso Nacional chegou na segunda-feira (7) à Casa Civil e tem prazo de 15 dias úteis para ser avaliado pela presidenta.