Notícias

  • 24/11/2010 - ONG reclama falta de debate sobre diversidade sexual nas escolas
    Os alunos do ensino fundamental público não discutem a diversidade sexual, os encontros sobre educação sexual nas escolas são escassos e a maioria dos centros educacionais favorece a discriminação contra estudantes homossexuais. As constatações são do diretor da organização não governamental Pathfinder Internacional, Carlos Laudário, que participou de pesquisa qualitativa sobre homofobia em escolas da rede pública de 11 capitais brasileiras, em todas as cinco regiões. O estudo foi realizado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação.
  • 22/11/2010 - Assassinatos e violência homofóbica são temas de discussão na Câmara dos Deputados
    Discussões devem contar com a participação do jovem Douglas Marques, baleado no parque Garota de Ipanema após a 15ª Parada LGBT do Rio de Janeiro, sua mãe, dona Viviane, bem com a mãe do jovem de 14 anos, Alexandre Ivo, assassinado em São Gonçalo-RJ em 23 de junho, dona Angélica.
  • 22/11/2010 - Homofobia no ambiente escolar é discutida na Câmara dos Deputados
    Promovido pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Comissão de Educação e Cultura, o Seminário tem o intuito de debater o preconceito e a discriminação enfrentada por Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) na escola, e levará ao conhecimento público, no dia 23 de novembro, a partir das 13.30 horas, os resultados da última pesquisa qualitativa sobre a homofobia na comunidade escolar em 11 capitais das 5 regiões brasileiras (Manaus, Porto Velho, Recife, Natal, Goiânia, Cuiabá, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba).
  • 22/11/2010 - Grupo de pesquisa avalia motivos que levam à baixa participação na comissão
    Funcionários da Comissão de Legislação Participativa constituíram formalmente um grupo de pesquisa para investigar os entraves à consolidação da comissão. O grupo entrevistou parlamentares, buscando respostas para a baixa participação que se verifica no colegiado. Não é raro até mesmo restarem vagas sem preenchimento, após a distribuição anual dos deputados entre as comissões permanentes, que acontece no início de cada sessão legislativa. Por outro lado, os pesquisadores observaram que todos os deputados que exerceram a presidência da comissão, com uma única exceção, permanecem no colegiado.
  • 22/11/2010 - Comissão quer que sociedade interfira na pauta do Plenário
    A Comissão de Legislação Participativa programa iniciativas inovadoras para o próximo ano. O atual presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), manteve conversas com a presidência da Casa para ampliar as ferramentas interativas com a população e, também, as prerrogativas da comissão.
  • 11/11/2010 - CLP aprova requerimentos e sugestões
    Em reunião ordinária realizada nessa semana, a Comissão de Legislação Participativa (CLP) aprovou parecer das sugestões 109/08, 190/09,/193/09 207/10, 214/10 e 219/10, apresentadas na comissão por entidades da sociedade civil organizada. Agora, as sugestões serão transformadas em projetos de lei da CLP para seguir a tramitação de rotina da Câmara dos Deputados.
  • 03/11/2010 - Cooperação institucional se expande na Câmara
    O desenvolvimento de acordos, convênios e grupos de trabalho com outras instituições está cada vez mais presente nas atividades da Câmara dos Deputados. Nas comissões, especialmente as da área social, proliferam colaborações com organismos internacionais em programas variados. Uma das participantes mais assíduas nessas atividades é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), presente em parcerias que vão do campo da cultura aos de direitos humanos.
  • 03/11/2010 - Parcerias da Câmara com a sociedade fortalecem participação popular
    Trabalho das comissões permanentes com entidades de todo o País dá espaço à população no processo legislativo e influi em leis e políticas de governo como o Estatuto da Cidade, o Programa Nacional de Direitos Humanos e o Plano Nacional de Educação. Nem só de examinar projetos de lei e realizar audiências públicas vivem as comissões permanentes da Câmara. Muitas delas, especialmente as que atuam em áreas sociais, coordenam anualmente conferências temáticas nacionais, com a finalidade de mobilizar a sociedade e conhecer suas demandas.
  • 16/07/2010 - Comissão aprova registro gratuito de obras intelectuais para carentes
    A Comissão de Legislação Participativa aprovou, na última quarta-feira (7), a Sugestão 181/09, da Associação Eduardo Banks, que prevê a gratuidade para o registro de obra intelectual e seu translado. No entanto, o relator, deputado Lincoln Portela (PR-MG), restringiu o benefício a pessoas que declarem não poder suportar o custeio dos serviços sem prejuízo do próprio sustento ou de sua família.
  • 12/07/2010 - Comissão aprova cópia gratuita de documento público para ação popular
    A Comissão de Legislação Participativa decidiu na última quarta-feira (7) apresentar projeto de lei para implementar a Sugestão 189/09, da Associação Brasil Legal, que visa tornar gratuito o fornecimento dos documentos públicos necessários à instrução de ação popular, de ação civil pública, de denúncia de ato ilegal ou lesivo ao patrimônio público, e de representação ao Ministério Público, aos tribunais de contas e ao Poder Legislativo.
  • 12/07/2010 - Comissão inclui cidadania entre as diretrizes para o ensino médio
    A Comissão de Educação e Cultura aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei 7113/10, da Comissão de Legislação Participativa, que inclui entre as finalidades do ensino médio a “educação para a cidadania”. A diretriz educacional prevê informações sobre as leis básicas que constituem o Estado democrático, as que estabelecem os direitos e deveres dos cidadãos e dos governos e as que disciplinam a administração pública.