Notícias

  • 28/05/2014 - Comissão de Direitos Humanos promove reunião entre lideranças indígenas e presidente da Câmara
    O deputado Assis do Couto, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, articulou uma reunião entre representantes dos povos indígenas brasileiros e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. A comitiva de lideranças indígenas e 17 deputados federais foram recebidos pelo presidente da Casa na tarde desta quarta-feira (28), no gabinete da presidência.
  • 28/05/2014 - Comissão vai solicitar à ABL documento que pode esclarecer circunstâncias da morte de Anísio Teixeira
    Documento escrito pelo acadêmico Afrânio Coutinho, que se supõe seja revelador sobre as circunstâncias nebulosas que envolvem a morte do educador Anísio Teixeira, e estaria depositado na Academia Brasileira de Letras para vir a público apenas em 2021, será requerido pela Comissão Parlamentar “Memória, Verdade e Justiça”. Comissão também vai propor sessão solene na Câmara para destacar as ideias e contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira.
  • 27/05/2014 - Câmara recebe agenda legislativa indígena nesta quarta-feira
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias negocia com as lideranças indígenas em Brasília a entrega ao presidente da Câmara dos Deputados e líderes partidários, nesta quarta-feira (28 de maio), da agenda de matérias em tramitação na Câmara, de interesse dessa comunidade. A proposta de realizar um ato público no auditório Nereu Ramos foi substituída pela reunião dos representantes dos povos indígenas com dirigentes da Câmara.
  • 27/05/2014 - Coronel não relatou ameaças, diz jornalista que entrevistou Paulo Malhães
    Juliana Dal Piva, jornalista de “O Dia”, participou na Câmara dos Deputados, na última semana (21 de maio), de audiência pública realizada para debater a “Chacina do Parque” Nacional do Iguaçu, à época da ditadura militar (1974). Além dos esclarecimentos que deu à CDHM sobre o fato, em informações colhidas em entrevistas que realizou com o coronel do Exército, Paulo Malhães, ela também concedeu esta entrevista à Comissão em que revela fatos sobre os dias em que passou colhendo informações junto ao oficial reformado.
  • 23/05/2014 - Audiência pública colhe testemunhos sobre Anísio Teixeira
    As suspeitas em torno das circunstâncias da morte de um dos maiores educadores brasileiros, Anísio Teixeira, serão debatidas em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, e da sua Subcomissão Verdade, Memória e Justiça, no dia 28 de maio (quarta-feira), a partir das 14h, no plenário 9.
  • 22/05/2014 - Ciganos pedem documento que consolide propostas
    Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (22) para discutir a preservação da cultura do povo cigano no Brasil, lideranças da comunidade se uniram para apresentar reivindicações e relatar melhorias conquistadas. Entre os pedidos dos ciganos está a consolidação de um documento oficial contendo as propostas específicas para a comunidade apresentadas nos últimos anos. Para a deputada Érika Kokay, autora do requerimento de audiência pública, é preciso avançar na proposta de criação do Estatuto Nacional dos Povos Ciganos.
  • 22/05/2014 - Buscas pelos corpos da chacina no Parque Nacional do Iguaçu terão continuidade
    Durante audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República garantiu a continuidade pela busca dos corpos das vítimas da chacina ocorrida no Parque Nacional do Iguaçu, durante o regime militar. A audiência pública, convocada pelo presidente da CDHM, deputado Assis do Couto, aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), em Brasília. A retomada das buscas está programada para o segundo semestre deste ano.
  • 22/05/2014 - Busca pelos corpos da chacina no Parque Nacional do Iguaçu terão continuidade
    Durante audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República garantiu a continuidade pela busca dos corpos das vítimas da chacina ocorrida no Parque Nacional do Iguaçu, durante o regime militar. A audiência pública, convocada pelo presidente da CDHM, deputado Assis do Couto, aconteceu na tarde desta quarta-feira (21), em Brasília. A retomada das buscas está programada para o segundo semestre deste ano.
  • 21/05/2014 - “Tropas estrangeiras no Haiti atentam contra nossa autodeterminação”, destaca senador haitiano
    A tropa militar estrangeira que integra a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), foi criada e enviada àquele país em 2004 para ajudar a população diante da grave crise política que provocou forte violação dos direitos humanos. Sua permanência estava prevista para seis meses, mas está estacionada ali há dez anos, sem que tenha dotado o país de uma força de segurança estável e, portanto, sem que se estabeleça uma perspectiva de retirada. Essa denúncia foi apresentada em audiência pública na CDHM, pelo senador haitiano opositor ao Governo, Jean Charles Moise. Ele solicitou a retirada dos 1.200 soldados brasileiros que compõem a tropa de paz no Haiti.
  • 20/05/2014 - Juiz reconsidera publicamente sua posição sobre religião
    O juiz da 17ª Vara Federal do Rio, Eugênio Rosa de Araujo, afirmou nesta terça-feira (20) que reconhece os cultos afro-brasileiros como religiões. Na semana passada, adeptos da umbanda e do candomblé se revoltaram com o magistrado ao tomar conhecimento de uma decisão em que ele sustentava o contrário.
  • 20/05/2014 - “Houve nítida violação de direitos humanos na fusão das maiores empresas de bebida”, afirma deputada
    Audiência pública realizada nesta terça-feira (20) destacou o descumprimento de contratos com antigos distribuidores no processo econômico de fusão entre as maiores empresas do ramo de bebidas do país. A audiência evidenciou os efeitos perversos dessa falta sobre os direitos humanos das pessoas prejudicadas com a fusão das grandes empresas do setor de bebids no país.
  • 20/05/2014 - Jornalista que entrevistou Paulo Malhães fala à Comissão de Direitos Humanos
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (21) uma audiência pública para debater a Chacina do Parque. O evento, que vitimou cinco brasileiros e um argentino, é considerado pela Comissão Nacional da Verdade um dos mais recobertos de mistérios entre todos os casos de mortes e desaparecidos políticos registrados no período ditatorial.
  • 20/05/2014 - Nota pública - Em defesa do respeito e da liberdade de expressão religiosa
    Cada ser humano tem o direito de pensar, crer e se expressar livremente conforme sua convicção. Todas as Constituições brasileiras desde a Proclamação da República expressam a total liberdade de expressão religiosa, o que pressupõe o direito de afirmar publicamente o que se crê, mesmo que sua crença contrarie a opinião ou religião alheia. A expressão pública da liberdade religiosa é assegurada pelo Estado. Garantir como legítimas todas as manifestações de crença é praticar o respeito e a tolerância, que nada mais são do que a aptidão humana para a convivência com opiniões e críticas divergentes.
  • 20/05/2014 - Manifestação da comunidade afro-religiosa na Câmara tem apoio da Comissão de Direitos Humanos
    O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDHM), deputado Assis do Couto (PT/PR), recebeu na manhã desta terça-feira representantes de comunidades afro-religiosas para debater temas ligados à violência e preconceito contra a classe. Na quarta-feira (21), o grupo se reúne em frente ao Plenário 09 da CDHM para organizar o movimento “Toque dos Adjas”, que acontece simultaneamente em outras cidades brasileiras. A deputada Erika Kokay (PT/DF) e Luiz Alberto (PT/BA) também participaram da reunião.
  • 19/05/2014 - Audiência pública debaterá a Chacina do Parque Nacional do Iguaçu
    A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados debaterá, na próxima quarta-feira (21), a Chacina do Parque Nacional do Iguaçu. A audiência pública, proposta pelo deputado federal Assis do Couto e aprovada na comissão, acontece no Plenário 09 da câmara e também poderá ser assistida pela internet, na página da comissão e também através de um link direto na página do deputado.