Notícias
-
17/11/2016 - Diligência da CDHM chega ao Paraná e aborda criminalização de militantes que lutam pela reforma agráriaA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) iniciou hoje (17.11) uma diligência ao estado do Paraná para abordar violações de Direitos Humanos no contexto de conflitos agrários no estado. Motivados por ação policial recente que prendeu militantes ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), uma comitiva de deputados federais, liderada pelo presidente da CDHM, Padre João (PT-MG), foi até a região de Quedas do Iguaçu para apurar denúncias recebidas de criminalização dos movimentos que lutam pela reforma agrária e até mesmo assassinatos de militantes.
-
16/11/2016 - CDHM organiza diligência para apurar violações de Direitos Humanos no ParanáA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados organiza diligência amanhã e sexta (17 e 18.11) para apurar violações de Direitos Humanos no estado do Paraná. A agenda será dividida em duas etapas. Na primeira, o foco será apurar ações de criminalização de lideranças de movimentos sociais, como as prisões recentes de membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A segunda parte da agenda terá enfoque na situação dos atingidos por barragens na região do município de Capanema, em conjunto com o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).
-
09/11/2016 - CDHM promove audiência pública sobre criminalização dos movimentos sociaisA Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizou hoje (09.11) audiência pública para debater a criminalização dos movimentos sociais. A partir de requerimento do deputado Nilto Tatto (PT-SP), o debate apresentou um panorama das violações de Direitos Humanos contra movimentos e como agentes do Estado vem praticando abusos de toda a ordem contra lideranças dos movimentos sociais e utilizando de violência como forma de intimidação.
-
09/11/2016 - Presidente da CDHM recebe lideranças e manifesta apoio à manutenção de programas de saúde indígenaO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), recebeu hoje lideranças de povos indígenas que buscaram apoio da Comissão para a manutenção de programas voltados à saúde indígena.
-
08/11/2016 - CDHM debate criminalização de movimentos sociaisA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (09.11) audiência pública para discutir violações aos direitos humanos individuais e coletivos de expressão, reunião e de associação, bem como a criminalização indevida de movimentos sociais.
-
07/11/2016 - CDHM conclui diligência em MG e ES para apurar violações de Direitos Humanos em crimes da Samarco, Vale e BHP BillitonA Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) concluiu no sábado (05.11) diligência que passou por dez municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo para apurar violações de Direitos Humanos das populações atingidas pelo rompimento da barragem Fundão, da empresa Samarco, subsidiária das multinacionais Vale e BHP Billiton. O episódio, que resultou na morte de 20 pessoas, completou um ano no dia 05 de novembro. A Comissão organizou a diligência em comum com a jornada “1 Ano de Lama e Luta”, promovida pelo MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).
-
04/11/2016 - Presidente da CDHM se solidariza ao MSTO Deputado Padre João, que se encontra em Mariana (MG) em diligências, manifestou-se também contra o uso político e arbitrário do aparato judicial e de segurança pública. Leia a nota.
-
03/11/2016 - INTEGRANTES DA CDHM FAZEM REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM ESTUDANTES E ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS PARA DISCUTIR AS OCUPAÇÕESPor solicitação da UBES e de lideranças de ocupações de escolas recebidas na CDHM pelo Deputado Paulo Pimenta, vice-presidente da Comissão, e pela Deputada Erika Kokay, membro da Comissão, no último dia 31, a CDHM reuniu-se informalmente, em caráter emergencial, para debater as violações cometidas no âmbito das ocupações às escolas de Ensino Médio.
-
03/11/2016 - CDHM segue em diligência nos estados de MG e ES apurando violações de Direitos Humanos nos crimes da Samarco, Vale e BHP BillitonA Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) entra hoje (03.11) no quarto dia da diligência que está nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo para apurar violações em Direitos Humanos a partir dos crimes cometidos pelas empresas Samarco, Vale e BHP Billiton desde o rompimento da barragem Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana.
-
31/10/2016 - CDHM OUVE LIDERANÇAS SECUNDARISTAS SOBRE AS OCUPAÇÕESEm continuidade às audiências públicas da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado sobre os efeitos da PEC 55 (antiga 241) sobre a educação, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara recebeu hoje (31), a pedido da senadora Gleisi Hoffmann, lideranças secundaristas do Distrito Federal e do Paraná, bem como a presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Camila Lanes. Os jovens trataram dos impactos da PEC do congelamento de investimentos, da MP do Ensino Médio e do movimento de ocupação às escolas. Até o momento, são mais de mil escolas ocupadas no país em protesto aos projetos mencionados.
-
27/10/2016 - CDHM realiza diligência para apurar situação dos atingidos por crime ambiental da Samarco/Vale/BHPO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), liderará uma diligência na próxima semana, entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro, em dez municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A diligência faz parte da “Jornada 1 Ano de Lama e Luta”, articulada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em parceria com movimentos sociais e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da empresa Samarco, controlada pelas multinacionais Vale e BHP, classificado como o maior crime ambiental da história do Brasil.
-
27/10/2016 - Audiência Pública alerta descontinuidade dos programas de proteção à testemunha e de defensores de Direitos HumanosA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) promoveu ontem (26.10), audiência pública para debater a situação dos Programas de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas e a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte.
-
25/10/2016 - CDHM realiza reunião deliberativa e aprova requerimentos de realização de audiências públicasOs parlamentares da Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizaram reunião deliberativa hoje (25.10), e aprovaram 17 requerimentos de audiências públicas pertinentes à temática de Direitos Humanos. Confira abaixo os requerimentos aprovados:
-
24/10/2016 - CDHM promove audiência para debater a situação dos Programas de Proteção a Defensores de Direitos HumanosA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) realiza, na próxima quarta-feira (24.10), audiência pública para debater a situação do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos e do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. A audiência está sendo realizada a partir de requerimento do presidente da CDHM, deputado Padre João (PT-MG), que manifesta preocupação a respeito da continuidade dos Programas de Proteção de Defensores de Direitos Humanos e a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
-
21/10/2016 - Presidente da CDHM saúda libertação de preso político do MST e seguirá acompanhando o caso da Usina Santa HelenaUm dos principais fatos políticos da semana foi a libertação de José Valdir Misnerovicz, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), após decisão proferida pela Sexta Turma do STJ na última terça-feira (18.10). Valdir estava detido desde 31 de maio na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), acusado dos crimes de esbulho possessório e formação de organização criminosa, durante processo de reintegração de posse de terreno ocupado da Usina Santa Helena.