Notícias
-
03/04/2018 - Defesa do Consumidor elege Stédile para a PresidênciaA Comissão de Defesa do Consumidor elegeu nesta terça-feira, 03/04, o deputado Jose Luiz Stédile (PSB-RS) para a presidência do colegiado durante o ano de 2018. O parlamentar foi escolhido por unanimidade com dezesseis votos favoráveis e em seu discurso de posse colocou-se como um "homem de diálogo, sempre disposto a buscar o consenso". Stédile tem 60 anos, está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados e já foi prefeito de Cachoeirinha por duas vezes consecutivas. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre por três mandatos e presidiu a CUT/ Metropolitana. Desde setembro do ano passado é presidente estadual do PSB do Rio Grande do Sul. Formado em Gestão Pública na Universidade de Caxias do Sul (UCS), é casado com Alexandra Cichelero Stédile e pai de Joana, Adriana e Anna Clara. Stédile sucederá o deputado Rodrigo Martins na presidência da CDC.
-
21/03/2018 - PSB presidirá Comissão de Defesa do ConsumidorO Partido Socialista Brasileiro (PSB) irá presidir a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) em 2018. O anúncio foi feito após reunião de líderes com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na tarde desta quarta-feira (21/03). O Ato Convocatório assinado por Maia determina que a eleição para o presidente da CDC seja realizada na próxima terça-feira, 3 de abril, às 12 horas, no Plenário 8 do Anexo II. O eleito sucederá o deputado Rodrigo Martins, também do PSB.
-
15/03/2018 - Dia do Consumidor: entenda a origem e como ele é comemoradoOs varejistas brasileiros comemoram nesta quarta-feira o Dia do Consumidor. A data original da comemoração, criada em 1962 pelo presidente americano John F. Kennedy, é 15 de março. No Brasil, entretanto, o Dia do Consumidor se transformou em mais uma daquelas datas criadas pelo comércio para incentivar o consumo, como a Black Friday. Para se ter uma ideia, no e-commerce, a data é móvel – não tem um dia fixo – e foi instituída em 2014 pelo site de comparação de preços Buscapé. “Nossas pesquisas apontam que quarta-feira é um excelente dia da semana para a realização do evento”, explica André Dias, diretor-executivo da Ebit, especializada em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro. Ou seja, para se tornar ainda mais atrativa para os comerciantes, a data é comemorada no meio da semana do dia 15 de março de cada ano.
-
27/11/2017 - Pareceres de Rodrigo Martins resguardam privacidade do usuário de celularA Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou dois pareceres do seu presidente, deputado Rodrigo Martins, que ampliam os direitos dos usuários na área de telefonia. O primeiro deles, ao PL 3.307/15, proíbe envio de mensagem de texto SMS não solicitada pelo consumidor. Já o PL 8.195/17 disciplina o bloqueio de ligações de Telemarketing.
-
22/11/2017 - Comissão aprova proibição do prefixo 0300Permitir que o usuário pague pelo custo das ligações feitas pelo prefixo 0300 é uma cobrança injusta, porque transfere do fornecedor ou lojista para o consumidor o ônus de uma chamada realizada para solicitar informações sobre o produto ou serviço ou fazer reclamações a respeito deles. Essa é a avaliação do deputado Severino Ninho, relator do PL 6.704/06 na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). O parecer de Ninho ao projeto foi aprovado por unanimidade na reunião do último dia 22/11.
-
31/10/2017 - CDC pede esclarecimentos sobre aumento de passagens após fim de franquia de bagagemO fim da franquia gratuita de bagagem em voos nacionais e internacionais foi tema de Audiência Pública da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) nesta terça-feira (31/10). É a segunda vez que a CDC discute o tema, agora a pedido do deputado César Halum e motivada por levantamento da Fundação Getúlio Vargas e do IBGE, que atestaram um aumento do preço das passagens entre 17% e 36% após o início da cobrança.
-
20/10/2017 - MJ cancela, de última hora, anúncio de apuração sobre preço de passagens áreasO Ministério da Justiça cancelou nesta quinta-feira (19), de última hora, uma entrevista coletiva convocada para tratar dos desdobramentos de uma investigação para apurar se os preços de passagens aéreas caíram após o início da cobrança pelo despacho de bagagens. No fim de setembro, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão ligado à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do MJ, abriu uma "averiguação preliminar" para apurar informações divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).
-
10/10/2017 - Emendas da CDC ao Orçamento contemplam Procons e Ouvidoria do SUSA Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou na última terça-feira (10/10), suas emendas ao Orçamento 2018. Ao todo, foram votadas e acatadas pelos membros do colegiado quatro emendas, num total de R$ 230 milhões. As sugestões de emendas foram apresentadas pelos deputados Rodrigo Martins, presidente da CDC, Celso Russomanno, Cabo Sabino e Heuler Cruvinel.
-
09/10/2017 - Após cobrança por bagagens, preços das passagens aéreas sobem no BrasilAo contrário do que se esperava quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu que as companhias aéreas passassem a vender passagens que não dão direito a despachar bagagem, o preço das tarifas tem subido desde que as empresas começaram a adotar a prática. Entre junho e setembro, essa alta chegou a 35,9%, segundo dados da FGV. De acordo com levantamento do IBGE, entretanto, a elevação foi mais moderada, de 16,9%.
-
27/09/2017 - Comissão agrava multa no caso de cobrança indevidaGarantir ao consumidor que foi cobrado indevidamente, além do dobro do valor indevido, multa de 10%. Esse é o objetivo do PL 7575/2017, do deputado Flavinho. O projeto foi relatado na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) pelo seu presidente, deputado Rodrigo Martins, que sugeriu mudanças no texto para ampliar seu alcance. “O PL original garantia a multa em favor apenas do consumidor de energia elétrica. Entendemos que esse benefício deva ser estendido a toda as formas de relação de consumo”, disse Rodrigo.
-
25/09/2017 - Justiça federal proíbe compra e uso de Leuginase da China em toda a rede SUSA Justiça Federal proibiu a compra, em toda a rede nacional do SUS, do medicamento chinês Leuginase – usado no tratamento de leucemia infantil e alvo de fortes críticas da comunidade médica por não ter a eficácia comprovada nem registro junto à Anvisa. A decisão é liminar e foi assinada pelo juiz federal de Brasília Rolando Valcir Spanholo neste domingo (24). Cabe recurso.
-
24/08/2017 - CDC aprova ampliação de cobertura celular em municípios com apenas uma operadoraA Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (23/08) parecer do deputado Rodrigo Martins ao PL 7.786/17, que obriga, nos municípios onde não houver cobertura de determinada prestadora de telefonia celular, que as demais ofereçam conexão aos usuários da operadora sem cobertura “Em quase 1.800 cidades, os consumidores são reféns de apenas uma empresa de telefonia móvel. Nessas situações, a rede implantada deveria ser acessada pelo cidadão cliente de outra operadora”, destacou Rodrigo Martins.
-
16/08/2017 - Comissão limita juros de cartão de créditoA CDC deu um passo importante para a limitação dos juros de cartões de crédito. Foi aprovado nesta quarta-feira (16/08) o parecer do deputado Moses Rodrigues ao PL 3.402/15, restringindo os juros dos cartões de crédito a duas vezes a taxa Selic, ou seja, cerca de 18% atualmente. “Hoje, esse percentual chega a 400%, o que configura claramente uma postura abusiva. Não podemos aceitar que os bancos tenham lucros extorsivos, em claro prejuízo do consumidor”, destacou Moses.
-
06/07/2017 - Internet nos pequenos municípios será tema de audiência públicaOs compromissos de abrangência para expansão da telefonia móvel e do acesso à internet, em especial nos pequenos municípios brasileiros, serão debatidos pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). O autor do requerimento de audiência foi o deputado Rodrigo Martins, presidente da CDC, para quem as normas prejudicam milhões de brasileiros e devem ser revistas para democratizar o acesso à internet.
-
15/06/2017 - Proibida limitação de franquia de banda larga fixa na internetAs operadoras de telefonia não poderão limitar a franquia de banda larga fixa. Essa foi a decisão da Comissão de Defesa do Consumidor, que aprovou no último dia 13/06 o parecer do deputado Rodrigo Martins ao PL 7.182/17. “A internet é usada hoje por milhões de brasileiros, não apenas para trabalho, mas também para educação e lazer. Por isso, entendo que o acesso ilimitado à rede mundial de computadores é um direito essencial da cidadania”, destacou Rodrigo Martins