EcoCamaradas avaliam ações em Oficina

Quinze participantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados – o Ecocamadas - participaram, no dia 8 de julho, da “3ª Oficina de Trabalho Baseada no Modelo Colaborativo”, no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor). A iniciativa foi do Núcleo de Gestão Ambiental (Ecocâmara) em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, e teve como objetivo avaliar as ações mais recentes do grupo de voluntários.
12/07/2010 15h45

Os Ecocamaradas, dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceram na Câmara durante todo o mês de junho, realizaram três ações: uma caminhada interna de sensibilização dos servidores para questões ambientais; uma caminhada ao Bosque dos Constituintes, com palestras e outras atividades; e a 2ª edição da campanha “Doe seu Reciclável”, de arrecadação de materiais reaproveitáveis a serem destinados à cooperativa Cortrap (Cooperativa de Catadores de Papel da Câmara).

Além disso, o novo site do EcoCâmara  trouxe como uma de suas novidades uma página para os ecocamaradas, também organizada por eles, em que os voluntários respondem por que aderiram ao programa. A reunião de p3ª Oficina de Trabalho Baseada no Modelo Colaborativoarte dos seus membros permitiu, entre outras atividades,  que se fizesse um balanço dessas ações, de modo aprimorá-las continuamente.

Corina Castro e Silva Braga de Oliveira – nova servidora na Casa, que antes trabalhava no Banco do Brasil e que, mal tomou posse, já se tornou uma ecocamarada –, foi recebida calorosamente pelo grupo e agradeceu, dizendo que acredita “no meio ambiente, na força do diálogo, na força dos grupos”, acrescentando: “Espero que eu possa contribuir para o crescimento dessas idéias, sempre lembrando que gente também faz parte do meio ambiente”.

Janice Oliveira, coordenadora-geral do Ecocâmara, saudou os participantes novos e antigos e disse que o programa tem crescido com novas inscrições a cada dia. “Parabenizo a todos os que tem arregaçado as mangas para construirmos uma sociedade capaz de conviver em harmonia com o meio ambiente”. Beloyanis Bueno, coordenador de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, declarou: “Esse é um espaço de troca de idéias, aperfeiçoamento e permanente avaliação, processos fundamentais para o trabalho de voluntariado”.

Gilson Vasconcelos Dobbin, coordenador-geral adjunto do EcoCâmara e coordenador do Programa Ecocamaradas, aproveitou a ocasião e anunciou a sua licença, no período de 5 de julho a 3 de outubro, para participar das eleições. Paulo Henrique Silva, coordenador da área temática Educação Ambiental, irá acumular interinamente as funções de Gilson.