Comemorações do Dia do Meio Ambiente reforçam compromissos e parcerias pela sustentabilidade

A Câmara dos Deputados comemorou em grande estilo o Dia Mundial do Meio ambiente (5 de junho), com 24 ações que se estenderam do final do mês de maio ao início de julho. As iniciativas ambientais da Casa, que têm servido de referência para outros órgão públicos e para empresas privadas interessadas em implementar programas de gestão ambiental , foram lembradas em diversos eventos, que também serviram como palco para debates de novas formas de conciliar desenvolvimento e sustentabilidade.
08/07/2011 16h15

A abertura oficial das comemorações aconteceu no dia 31 de junho, em evento em conjunto com o Senado Federal, no Anexo II da Câmara, durante o qual foram inauguradas as exposições "Fauna e Flora do Bosque dos Constituintes", "Projeto Corredor Ecológico" e "Cempre – Reciclagem".
Na ocasião, o diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura, citou o esforço que tem sidoRogério Ventura empreendido pela Casa para diminuir o impacto ambiental de suas atividades e dar bons exemplos, lembrando que em 2010 foi instituída a nova Política Socioambiental da Câmara dos Deputados (Portaria nº 336/2010) e que, recentemente, foi aprovado o Ato da Mesa Diretora que regulamenta processos de licitações sustentáveis (Ato da Mesa nº4/2011). Ventura ressaltou ainda a importância da adesão de cada indivíduo a estes processos. Para ele, “todo trabalho de sustentabilidade passa necessariamente por pessoas”.


Pegue seu Livro


Outro grande destaque das comemorações foi a 4ª edição da campanha “Pegue seu Livro”,Pegue seu livro 4 ediçõa 2011 que distribuiu a servidores e visitantes publicações recolhidas durante a iniciativa denominada “Sustentabilidade na Mudança de Legislatura (Sumuleg)”, que procurou orientar os gabinetes parlamentares sobre modos ambientalmente sustentáveis de agir durante a ocupação e desocupação destes espaços.
Um estande foi montado próximo ao Espaço do Servidor no dia 31 de maio e, nas duas semanas previstas inicialmente para a campanha, foram doados 1383 itens. O sucesso foi tamanho que a iniciativa foi prorrogada até o dia 15 de julho.


Exposições, oficinas e palestras


Além das exposições inauguradas no evento de abertura das comemorações, outras Oficina compostagem e horta em pneus 06-2011mostras, oficinas e palestras foram realizadas durante o período, ressaltando a importância da educação ambiental no conjunto de iniciativas do Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara).
O viveiro da Câmara, localizado no Complexo Avançado da Casa, que produz as mudas utilizadas pela Casa em suas áreas verdes, foi palco das exposições “Viveiro Aberto” e “O Jardim que nós Fazemos”, além da “Oficina de Confecção de Vasos de Pneu e Compostagem”, que buscaram incentivar bons hábitos e aproximar oSeminário Sustentar XXI servidor das rotinas adotas pela Seção de Manutenção de Jardins (Semaj).
A série de palestras “A sustentabilidade na gestão do saneamento” (07 e 08/06), o “Fórum sobre Educação Ambiental” (16/06) e o “Seminário Sustentar XXI” (09/06) trouxeram à Câmara debates sobre boas práticas ambientais, saneamento básico e biodiversidade.
CanecasJá a exposição “Horta Itinerante” demonstrou, em diversos espaços da Câmara, técnicas de cultivo de vegetais utilizando materiais reaproveitados.
Foram oferecidas também as já tradicionais oficinas “Pintura de Canecos”, que visa incentivar a substituição dos copos plásticos e fomentar o debate sobre hábitos de consumo, e “Cadernos Artesanais”, na qual, a partir do reaproveitamento de papéis, discute-se a importância da preservação dos recursos naturais.


Programa de voluntariado


Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) também participaram das comemorações. No Dia 10 de junho, 2ª caminhada ao Bosque dos Cosntituintes 2011a 2ª Caminhada ao Bosque dos Constituintes levou os voluntários ao local, que está sob a responsabilidade da Câmara desde 2008, para conferir uma exposição de fotos e conhecer o novo projeto batizado  como “Visitantes da Noite”, de preservação dos morcegos que habitam o local, entre outros cuidados da Casa para com o espaço.
No dia 18 de junho, foi a vez da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) receber osSábado Verde 06-2011 servidores e seus familiares para o Sábado Verde, organizado pelos ecocamaradas e patrocinado pelo Sindilegis para adultos e crianças, com oficinas de desenho, pintura de canecos e horta, jogos com temática ambiental e doação de mudas de hortaliças. Além disso, a presença de dois voluntários fantasiados dos Ecologilda e Economildopersonagens “Ecologilda” e “Economildo” – que já participaram de diversas campanhas na Câmara – ajudaram a tornar o dia mais divertido e transformar o evento em um grande sucesso. Uma nova edição do “Sábado Verde” já está sendo programada pelos ecocamaradas.


Outras iniciativas


A área parlamentar também se movimentou bastante durante período. Três cafés da manhã com a Frente Parlamentar Ambientalista, nos dias 01, 08 e 16 de junho, trataram de temas relativos ao desenvolvimento sustentável e uma audiência pública da mesma comissão, realizada no dia 07, discutiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), buscando esclarecer conflitos entre os atores envolvidos no assunto.Sessão Dia Meio ambiente 2011 - Isabela Teixeira
Outro grande destaque das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi a sessão solene do Congresso Nacional, realizada no dia 07 de junho, na qual deputados e senadores ressaltaram a importância de que os inúmeros desafios existentes sejam enfrentados pelo País, até que seja possível atingir o desenvolvimento econômico integrado à preservação ambiental.
Política Nacinal de Resíduos Sólidos em audiolivroO lançamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos em audiolivro, uma parceria do Centro de Documentação e Informação (Cedi), Edições Câmara, Rádio Câmara, Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), Programa de Acessibilidade e Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), trouxe para a Casa a união da busca pela sustentabilidade com as boas políticas de acessibilidade.
O coordenador-geral adjunto do EcoCâmara, Gilson Dobbin, elogiou o apoio institucional da GilsonCasa ao conjunto de iniciativas, que julga ter sido extremamente bem sucedido. Ele destaca duas características das comemorações: em primeiro lugar, o aspecto pedagógico, fundamental, segundo diz,  “sempre que se fala em gestão ambiental e em mudanças”.
Em segundo lugar – mas não menos importante – foi, segundo Gilson, o aspecto colaborativo que marcou o planejamento e a realização dos eventos: “Todos nasceram de um processo de construção coletiva, onde firmamos novas parcerias internas e externas e consolidamos as antigas. Novos frutos certamente nascerão daí”.