Comemorações do Dia do Meio Ambiente reforçam compromissos e parcerias pela sustentabilidade
A abertura oficial das comemorações aconteceu no dia 31 de junho, em evento em conjunto com o Senado Federal, no Anexo II da Câmara, durante o qual foram inauguradas as exposições "Fauna e Flora do Bosque dos Constituintes", "Projeto Corredor Ecológico" e "Cempre – Reciclagem".
Na ocasião, o diretor-geral da Câmara, Rogério Ventura, citou o esforço que tem sido empreendido pela Casa para diminuir o impacto ambiental de suas atividades e dar bons exemplos, lembrando que em 2010 foi instituída a nova Política Socioambiental da Câmara dos Deputados (Portaria nº 336/2010) e que, recentemente, foi aprovado o Ato da Mesa Diretora que regulamenta processos de licitações sustentáveis (Ato da Mesa nº4/2011). Ventura ressaltou ainda a importância da adesão de cada indivíduo a estes processos. Para ele, “todo trabalho de sustentabilidade passa necessariamente por pessoas”.
Pegue seu Livro
Outro grande destaque das comemorações foi a 4ª edição da campanha “Pegue seu Livro”, que distribuiu a servidores e visitantes publicações recolhidas durante a iniciativa denominada “Sustentabilidade na Mudança de Legislatura (Sumuleg)”, que procurou orientar os gabinetes parlamentares sobre modos ambientalmente sustentáveis de agir durante a ocupação e desocupação destes espaços.
Um estande foi montado próximo ao Espaço do Servidor no dia 31 de maio e, nas duas semanas previstas inicialmente para a campanha, foram doados 1383 itens. O sucesso foi tamanho que a iniciativa foi prorrogada até o dia 15 de julho.
Exposições, oficinas e palestras
Além das exposições inauguradas no evento de abertura das comemorações, outras mostras, oficinas e palestras foram realizadas durante o período, ressaltando a importância da educação ambiental no conjunto de iniciativas do Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara).
O viveiro da Câmara, localizado no Complexo Avançado da Casa, que produz as mudas utilizadas pela Casa em suas áreas verdes, foi palco das exposições “Viveiro Aberto” e “O Jardim que nós Fazemos”, além da “Oficina de Confecção de Vasos de Pneu e Compostagem”, que buscaram incentivar bons hábitos e aproximar o servidor das rotinas adotas pela Seção de Manutenção de Jardins (Semaj).
A série de palestras “A sustentabilidade na gestão do saneamento” (07 e 08/06), o “Fórum sobre Educação Ambiental” (16/06) e o “Seminário Sustentar XXI” (09/06) trouxeram à Câmara debates sobre boas práticas ambientais, saneamento básico e biodiversidade.
Já a exposição “Horta Itinerante” demonstrou, em diversos espaços da Câmara, técnicas de cultivo de vegetais utilizando materiais reaproveitados.
Foram oferecidas também as já tradicionais oficinas “Pintura de Canecos”, que visa incentivar a substituição dos copos plásticos e fomentar o debate sobre hábitos de consumo, e “Cadernos Artesanais”, na qual, a partir do reaproveitamento de papéis, discute-se a importância da preservação dos recursos naturais.
Programa de voluntariado
Os integrantes do Programa de Voluntariado Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocamaradas) também participaram das comemorações. No Dia 10 de junho, a 2ª Caminhada ao Bosque dos Constituintes levou os voluntários ao local, que está sob a responsabilidade da Câmara desde 2008, para conferir uma exposição de fotos e conhecer o novo projeto batizado como “Visitantes da Noite”, de preservação dos morcegos que habitam o local, entre outros cuidados da Casa para com o espaço.
No dia 18 de junho, foi a vez da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) receber os servidores e seus familiares para o Sábado Verde, organizado pelos ecocamaradas e patrocinado pelo Sindilegis para adultos e crianças, com oficinas de desenho, pintura de canecos e horta, jogos com temática ambiental e doação de mudas de hortaliças. Além disso, a presença de dois voluntários fantasiados dos personagens “Ecologilda” e “Economildo” – que já participaram de diversas campanhas na Câmara – ajudaram a tornar o dia mais divertido e transformar o evento em um grande sucesso. Uma nova edição do “Sábado Verde” já está sendo programada pelos ecocamaradas.
Outras iniciativas
A área parlamentar também se movimentou bastante durante período. Três cafés da manhã com a Frente Parlamentar Ambientalista, nos dias 01, 08 e 16 de junho, trataram de temas relativos ao desenvolvimento sustentável e uma audiência pública da mesma comissão, realizada no dia 07, discutiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), buscando esclarecer conflitos entre os atores envolvidos no assunto.
Outro grande destaque das comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi a sessão solene do Congresso Nacional, realizada no dia 07 de junho, na qual deputados e senadores ressaltaram a importância de que os inúmeros desafios existentes sejam enfrentados pelo País, até que seja possível atingir o desenvolvimento econômico integrado à preservação ambiental.
O lançamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos em audiolivro, uma parceria do Centro de Documentação e Informação (Cedi), Edições Câmara, Rádio Câmara, Comitê de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), Programa de Acessibilidade e Departamento de Apoio Parlamentar (Deapa), trouxe para a Casa a união da busca pela sustentabilidade com as boas políticas de acessibilidade.
O coordenador-geral adjunto do EcoCâmara, Gilson Dobbin, elogiou o apoio institucional da Casa ao conjunto de iniciativas, que julga ter sido extremamente bem sucedido. Ele destaca duas características das comemorações: em primeiro lugar, o aspecto pedagógico, fundamental, segundo diz, “sempre que se fala em gestão ambiental e em mudanças”.
Em segundo lugar – mas não menos importante – foi, segundo Gilson, o aspecto colaborativo que marcou o planejamento e a realização dos eventos: “Todos nasceram de um processo de construção coletiva, onde firmamos novas parcerias internas e externas e consolidamos as antigas. Novos frutos certamente nascerão daí”.