Eventos Cedes 2012

Planos de Recursos Hídricos na 13ª reunião do Conselho (2012)

José Luiz G. ZobyJosé Luiz Gomes Zoby, Gerente de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas, discorreu sobre o tema "Planos de Recursos Hídricos" na 13ª reunão de trabalho do CAEAT. A exposição servirá de subsídio para o estudo Uso Múltiplo das Águas, relatado no Conselho pelo Deputado Félix Mendonça Júnior.

apresentação

 

 
 
 
12ª reunião de trabalho (2012)

O Consultor Legislativo Paulo César Ribeiro Lima fez exposição aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre o tema "Os estratégicos Recursos Mínero-Energéticos".  Entre os tópicos abordados, Lima discorreu sobre a redistribuição dos royalties do petróleo, a exploração das jazidas do Pré-Sal e ainda sobre a polêmica questão da mineração em terras indígenas.

apresentação 
 
 
 
Cobrança pelo uso da água em pauta na 11ª reunião do CAEAT (2012)
Giordano Bruno Carvalho

O Conselho de Altos Estudos recebeu Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho, Especialista em Recursos Hídricos e Gerente de Cobrança pelo Uso da Água da Agência Nacional de Águas - ANA, que discorreu sobre os instrumentos da política nacional de recursos hídricos e a cobrança pelo uso da água.

apresentação

fotos
 
 
 
Antônio Félix Domingues na 10ª reunião do Conselho (2012)

Antônio Félix DominguesO Conselho de Altos Estudos recebeu em sua 10ª reunião Antônio Félix Domingues, Chefe da Assessoria Parlamentar e da Assessoria de Comunicação Social da Agência Nacional de Águas - ANA. O convidado fez apresentação acerca dos instrumentos da política nacional de recursos hídricos.


 
 
 
 
9ª Reunião de Trabalho do CAEAT (2012)

Paulo César Ribeiro LimaO consultor Paulo César Ribeiro Lima, especialista da área de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Consultoria Legislativa, fez apresentação aos membros do Conselho de Altos Estudos sobre minerais estratégicos e cadeias produtivas na China.

apresentação
 
 
 
 
8ª Reunião de Trabalho do CAEAT (2012)
Lígia Bahia

O Conselho de Altos Estudos ouviu, em sua 8ª reunião, a pesquisadora Lígia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e professora de economia da saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ); Carlos Silva, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, e Newton Pereira Júnior, professor da Unicamp. Leia mais

 

 
 
 
 
Microdestilarias de álcool em debate na 7ª reunião do Conselho (2012)
7ª reunião do Caeat em 2012

Foi realizada reunião de trabalho do Conselho de Altos Estudos no dia 27 de junho de 2012, em que os membros do CAEAT e convidados ouviram o pesquisador Juarez de Sousa e Silva, que abordou a questão da produção local e do uso do álcool como combustível no meio rural.

 

 
 
 
 
Lançamento do 10º Caderno de Altos Estudos (13/6/2012)

capa energias renováveisO Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica lançou, no dia 13 de junho de 2012, o 10º Caderno de Altos Estudos, intitulado "Energias Renováveis - Riqueza Sustentável ao Alcance da Sociedade". A publicação é resultado de estudo do CAEAT relatado pelo Deputado Pedro Uczai e coordenado pelo consultor legislativo Wagner Marques Tavares.

publicação

 
 
Seminário "As Patentes e o Futuro da Indústria Nacional de Fármacos"  (29/5/2012)
Banner

Dando sequência a quatro seminários realizados em 2011 sobre patentes e inovação, o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados realizou no dia 29 de maio o seminário "As Patentes e o Futuro da Indústria Nacional de Fármacos",  sob coordenação do Dep. Newton Lima, com o objetivo de discutir o tema. O evento contou com a presença de Zich Moysés Júnior, Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; do diplomata Keneth Nóbrega, Chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores; de Reinaldo Guimarães, diretor de Propriedade Intelectual da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e Suas Especialidades (Abifina); da professora Eloísa Machado de Almeida, da Fundação Getúlio Vargas (FGV); do desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ/ES); de Dirceu Barbano, Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); de Newton Silveira, professor da Universidade de São Paulo (USP); do advogado Pedro Marcos Barbosa, professor da PUC do Rio de Janeiro e de Marcela Vieira, integrante do Grupo de Trabalho em Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos Povos. Os resultados reunidos neste estudo serão posteriormente incorporados em nova publicação do Conselho sobre a matéria.

apresentações

áudio

fotos 

Lançamento do 9º Caderno de Altos Estudos (9/5/2012)
Assistência Tecnológica

No dia 9 de maio de 2012 foi lançado o IX Caderno de Altos Estudos, Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas , que é resultado do estudo relatado pelo Deputado Ariosto Holanda no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. O estudo teve a coordenação do consultor legislativo Bernardo Felipe Estelitta Lins.

publicação

 
 
 
 
Antenor Silva na 5ª reunião do Conselho (2012)
Dep. Teresa Surita

Por iniciativa da Deputada Teresa Surita, o engenheiro Antenor Silva, CEO da Mbac Fertilizer Co., esteve no Conselho de Altos Estudos debatendo a exploração de terras raras no Brasil, particularmente nas cidades de Araxá e Catalão. Silva apresentou ao membros do CAEAT os planos de investimento da Mbac no País e discutiu a dificuldade para captação de recursos em projetos de exploração mineral.

áudio

 

 
 
4ª reunião de 2012
4ª reunião do CAEAT (2012)

A geóloga Lucy Takehara Chemale, coordenadora do Programa Terras Raras do Brasil, do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, fez apresentação aos membros do Conselho acerca do tema. A iniciativa foi da Deputada Teresa Surita, que relata o estudo sobre terras raras no CAEAT.

apresentação 

 
 
Augusto BrasilMobilidade urbana na 3ª reunião do CAEAT (21/3/2012)

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou, no dia 21 de março, sua terceira reunião de trabalho do ano de 2012. O palestrante convidado foi o Prof. Dr. Augusto César de Mendonça Brasil, Coordenador Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade de Brasília - UnB Gama, que apresentou ao Conselho o tema "Soluções de Mobilidade Sustentável". Leia mais

apresentação 

 

 
2ª reunião do CAEAT (7/3/2012)
2ª reunião

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica realizou sua segunda reunião de trabalho, na quarta-feira, 7 de março. Por iniciativa do Deputado Pedro Uczai, especialistas portugueses em energia fotovoltaica fizeram apresentação aos membros acerca de suas experiências na Lógica E.M., empresa municipal de energia solar da cidade de Moura. Leia mais

 
 
 
1ª reunião do Conselho em 2012 (15/2/2012)
1ª reunião de 2012

Foi realizada no dia 15 de fevereiro a primeira reunião do Conselho no ano. Na ocasião, os relatores dos três estudos em fase de conclusão falaram sobre o andamento dos trabalhos. Foi aprovado também um novo tema a ser tratado pelo CAEAT: Minerais Estratégicos e Terras-Raras, cuja relatoria caberá à Dep. Teresa Surita.

 

 
 
Foto do Plenário
Reinício dos trabalhos em 2012 (2012)

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica inicia o ano 2012 com quatro estudos em andamento, três deles em fase de conclusão. Em fase de revisão final, o Caderno de Altos Estudos sobre Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas, cujo relator é Dep. Ariosto Holanda, deverá ser lançado no início do segundo bimestre. O estudo sobre Fontes Renováveis de Energia, relatado pelo Dep. Pedro Uczai, está em fase de consolidação dos artigos produzidos e a publicação deverá ser lançada ainda no primeiro semestre. Ademais, no dia 7 de março especialistas portugueses virão à Câmara dos Deputados discutir o tema no âmbito do CAEAT. O Caderno sobre o tema Propriedade Intelectual, Inovação e Patentes, que contará com contribuições dos participantes dos cinco seminários realizados em 2011, deverá ser lançado no início do segundo semestre de 2012. O Centro Geral de Estudos Estratégicos - CGEE, demonstrou interesse em firmar parceria com o Conselho para o desenvolvimento do tema. O trabalho é relatado pelo Dep. Newton Lima. Há também proposta de estudo sobre Terras-Raras, sugerido pela Dep. Teresa Surita, que tenciona estabelecer um novo marco legal para a exploração de terras-raras no Brasil. A primeira reunião do Conselho no ano deverá acontecer em meados de fevereiro.