Mobilidade sustentável foi tema da 3ª reunião do Caeat

Encontro foi realizado na sala de reuniões da Mesa
06/12/2016 12h05

Mobilidade sustentável foi tema da 3ª reunião do Caeat

Augusto César de Mendonça Brasil

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica - CAEAT realizou, no dia 21 de março, sua terceira reunião de trabalho do ano de 2012. O palestrante convidado foi o Prof. Dr. Augusto César de Mendonça Brasil, Coordenador Acadêmico da Faculdade de Engenharia da Universidade de Brasília - UnB Gama, que apresentou ao Conselho o tema "Soluções de Mobilidade Sustentável".

A exposição abrangeu os desafios do consumo energético e controle ambiental no transporte urbano, a dependência do petróleo, o impacto dos congestionamentos no consumo de combustíveis e na saúde das pessoas submetidas à elevada concentração de poluentes nos engarrafamentos.

Foram discutidas alternativas para favorecer o uso do transporte coletivo em detrimento do veículo privado, desde as medidas positivas, como, entre outras, o transporte solidário, as faixas exclusivas para veículos com alta taxa de ocupação e transportes de empresa, assim como as medidas repressivas, na forma de pedágios urbanos, combate ao estacionamento ilegal, política de preços de estacionamento e demais restrições. Exemplos de iniciativas adotadas em diferentes países serão apresentados e avaliados.3ª reunião
A exposição pretendeu incentivar a discussão de modelos para redução do caos nas grandes cidades e melhoria da qualidade ambiental nas regiões metropolitanas a partir de soluções para o transporte urbano.

É imprescindível o envolvimento da população no processo de mudança. O sucesso da conscientização da sociedade começa pela adoção de políticas públicas, campanhas de educação, disseminação de informações, incentivo ao uso de transportes sustentáveis e intercâmbio de experiências exitosas.

Apresentação ::: Áudio ::: Notas Taquigráficas

 

Augusto César de Mendonça Brasil possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2000) e Pós Doutorado pelo Instituto Superior Técnico na área de Consumo Energético e Emissão de Poluentes de Veículos de Transportes. Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Energia. Atua principalmente nos seguintes temas: transportes e energia, biomassa como fonte energética, poluição atmosférica, consumos e emissões dos transportes e combustíveis alternativos.