Estrutura

A estrutura da Coordenação de Arquivo (Coarq), cuja denominação foi dada pela Resolução nº 39, de 1973, foi alterada por meio do Ato da Mesa nº 125, de 19 de dezembro de 2013, e, no momento da elaboração desta publicação, apresenta a seguinte divisão:

COARQ - Diretoria da Coordenação

À Coordenação de Arquivo, órgão central do Sistema de Arquivo da Câmara dos Deputados, compete zelar pelo patrimônio arquivístico da instituição. A Coarq é responsável pela organização, controle e guarda dos documentos produzidos e recebidos, bem como pelo seu acesso aos usuários internos e externos.

SERGE - Serviço de Gestão Arquivística

Assessora tecnicamente o diretor nas demandas da Coordenação de Arquivo.

SE-CADAR - Secretaria Executiva da Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo

Apoia administrativamente a Comissão e divulga ao público os instrumentos de gestão aprovados.

SE-CEDOS - Secretaria Executiva da Comissão Especial de Documentos Sigilosos

Apoia e assessora administrativamente a Comissão na apreciação de demandas de acesso a informações sigilosas e outras atividades correlatas.

SECAV - Seção de Classificação e Avaliação

Elabora, monitora, orienta o uso e sugere alterações nos instrumentos de classificação e de avaliação de documentos de arquivo.

SEPLA - Seção de Planejamento Arquivístico e Normalização

Assessora o diretor da Coordenação no planejamento, na padronização, na definição de políticas e nas diretrizes e treinamentos relativos à gestão da informação arquivística.

SEAPA - Seção de transferência e apoio à implementação da política arquivística

Orienta e presta assistência técnica aos órgãos da Casa no que diz respeito ao uso de instrumentos arquivísticos e nas transferências de documentos em fase intermediária.

SEGAI - Seção de Gestão do Arquivo Intermediário

Recebe, por transferência, os documentos com prazo previsto para guarda intermediária, responsabilizando-se pela custodia e pela posterior destinação, seja o descarte, seja o recolhimento ao Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados.

SEGAP - Seção de Gestão do Arquivo Permanente

Recebe por recolhimento, arranja, descreve e disponibiliza para consulta, os documentos de guarda permanente.

SGDIC - Seção de Gestão de Documentos Digitais Consolidados

Orienta, presta assistência técnica e colabora na definição de normas e procedimentos para a gestão da documentação digital produzida pela Câmara dos Deputados.

 

O conteúdo acima é uma adaptação de:
A Câmara dos Deputados e a arquivística brasileira (1970-2000), p.25/ Vanderlei Batista dos Santos organizador. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. – (Série coleções especiais. Acervo arquivístico ; n. 3 PDF). Disponível em: https://livraria.camara.leg.br/a-camara-dos-deputados-e-a-arquivistica-brasileira-1970-2000