SEAPA - Seção de transferência e apoio à implementação da política arquivística

Competências definidas pelo Ato da Mesa 125/2013

a) Supervisionar as atividades relacionadas à gestão arquivística desenvolvidas pelos integrantes do Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados

b) Estabelecer e controlar o cronograma de transferência dos documentos produzidos ou acumulados pelos órgãos da Câmara dos Deputados;

c) Orientar a elaboração de termos de descarte para os documentos arquivísticos, de acordo com os prazos estabelecidos nos instrumentos de gestão;

d) Prestar assistência técnica, em articulação com a Seção de Classificação e Avaliação Arquivística, nos assuntos relativos ao uso dos instrumentos e sistemas de informação arquivísticos nos arquivos setoriais e correntes;

e) Promover, em articulação com o Núcleo de Gestão Estratégica e Orçamentária, o treinamento em gestão documental e a reciclagem dos servidores e colaboradores da Câmara dos Deputados;

f) Colaborar com o estabelecimento de requisitos e metadados necessários para transferência dos documentos arquivísticos digitais da fase corrente;

g) Recebe, por transferência dos órgãos setoriais, os documentos arquivísticos digitais com prazo de guarda previsto para a fase intermediária.

 

Processos principais

-Realizar a distribuição e controle de caixas-arquivo para áreas demandantes

-Gerir os descartes nos arquivos correntes e no arquivo intermediário

-Orientar os setores da Casa sobre a aplicação do Plano de Classificação Funcional em vigor

-Realizar assistência técnica para transferência

 

Contato

Chefe: Cláudio Dumas

(61) 3216-5630 / seapa.cedi@camara.leg.br / claudio.dumas@camara.leg.br