SEGAP - Seção de Gestão do Arquivo Permanente

Competências definidas pelo Ato da Mesa 125/2013

a) Orientar a elaboração de guias e termos de recolhimento de documentos, supervisionando a execução do recolhimento;

b) Receber, por recolhimento, a documentação de valor permanente, em formato não digital;

c) Aplicar o quadro de arranjo na documentação sob sua guarda;

d) Descrever o acervo sob sua guarda a fim de garantir pleno acesso às informações contidas nos documentos;

e) Orientar as consultas e pesquisa aos documentos históricos, além de preparar e fornecer cópias dos documentos;

f) Atuar junto à Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais na conservação preventiva e restauração dos documentos;

g) Colaborar na elaboração de normas e na modelagem de instrumentos referentes ao acervo sob sua guarda;

h) Manter atualizadas as informações sobre espaços físicos disponíveis para a guarda de documentos permanentes;

i) Desenvolver programas de entrevistas destinadas a recolher o testemunho de servidores e ex-servidores do Congresso Nacional e de autoridades da vida pública ou política brasileira para formar acervo de história oral da Câmara dos Deputados a partir de projetos previamente aprovados;

k) Promover e elaborar produtos de disseminação da informação arquivística sobre os acervos custodiados.

 

Processos principais

-Realizar o processamento técnico dos fundos custodiados

-Elaborar instrumentos de pesquisa

-Receber documentação por recolhimento

-Acompanhar ações de preservação no acervo custodiado

-Colaborar com a realização de exposições

-Disponibilizar documentos no ATOM

-Atender pesquisas ao acervo permanente

 

Contato

Chefe: Thiago Borges

(61) 3216-5642 / segap.cedi@camara.leg.br / thiago.borges@camara.leg.br