SEGAP - Seção de Gestão do Arquivo Permanente
Competências definidas pelo Ato da Mesa 125/2013
a) Orientar a elaboração de guias e termos de recolhimento de documentos, supervisionando a execução do recolhimento;
b) Receber, por recolhimento, a documentação de valor permanente, em formato não digital;
c) Aplicar o quadro de arranjo na documentação sob sua guarda;
d) Descrever o acervo sob sua guarda a fim de garantir pleno acesso às informações contidas nos documentos;
e) Orientar as consultas e pesquisa aos documentos históricos, além de preparar e fornecer cópias dos documentos;
f) Atuar junto à Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais na conservação preventiva e restauração dos documentos;
g) Colaborar na elaboração de normas e na modelagem de instrumentos referentes ao acervo sob sua guarda;
h) Manter atualizadas as informações sobre espaços físicos disponíveis para a guarda de documentos permanentes;
i) Desenvolver programas de entrevistas destinadas a recolher o testemunho de servidores e ex-servidores do Congresso Nacional e de autoridades da vida pública ou política brasileira para formar acervo de história oral da Câmara dos Deputados a partir de projetos previamente aprovados;
k) Promover e elaborar produtos de disseminação da informação arquivística sobre os acervos custodiados.
Processos principais
-Realizar o processamento técnico dos fundos custodiados
-Elaborar instrumentos de pesquisa
-Receber documentação por recolhimento
-Acompanhar ações de preservação no acervo custodiado
-Colaborar com a realização de exposições
-Disponibilizar documentos no ATOM
-Atender pesquisas ao acervo permanente
Contato
Chefe: Thiago Borges
(61) 3216-5642 / segap.cedi@camara.leg.br / thiago.borges@camara.leg.br