Notícias
-
01/11/2017 - Luxemburgo quer oferecer satélites de comunicação para as fronteiras do BrasilO Grão-Ducado de Luxemburgo, membro fundador da União Europeia, pretende oferecer sua tecnologia de satélites de comunicação destinados aos programas de vigilância de fronteiras brasileiros.
-
01/11/2017 - Acordo MERCOSUL – UE é tema de discussões entre membros da CREDN e eurodeputadosAs negociações em torno do Acordo de Livre Comércio MERCOSUL – União Europeia foi tema de discussões entre membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados e integrantes do Parlamento Europeu nesta terça-feira, 31.
-
31/10/2017 - CREDN aprova o Acordo de Cooperação Educacional Brasil – BelarusBrasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 31, o texto do Acordo de Cooperação Educacional firmado por Brasil e Belarus em São Paulo, em 13 de agosto de 2015. O parecer favorável é do deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP).
-
31/10/2017 - Aprovado o Acordo de Céus Abertos para os países da Comissão Latino-Americana de AviaçãoBrasília – Com parecer do deputado Celso Russomano (PRB-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou o Acordo de Céus Abertos para os países da Comissão Latino-Americana de Aviação (CLAC), celebrado em Brasília, em 8 de novembro de 2012. O acordo incorpora e unifica princípios e normas consagrados pelos atos internacionais bilaterais do gênero.
-
31/10/2017 - CREDN realizará audiência para discutir o Sistema Defesa-Indústria Academia de InovaçãoBrasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará reunião de audiência pública na próxima quarta-feira, 8, às 11h, com o objetivo de discutir o Sistema Defesa-Indústria Academia de Inovação (SisDIA), criado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) nos moldes da tríplice hélice para promover o desenvolvimento nacional por meio da sinergia entre a indústria, o Governo (Defesa) e Universidades. O requerimento é de autoria da presidente da CREDN, Bruna Furlan (PSDB-SP) e contará com a presença do General Juarez Aparecido de Paula Cunha.
-
25/10/2017 - CREDN destaca papel do Brasil no comando da missão da ONU no HaitiNa última quarta-feira, 25, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, realizou audiência pública com a presença do General Ajax Porto Pinheiro, último Force Commander da Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (MINUSTAH), encerrada pela ONU no mês de agosto após 13 anos.
-
23/10/2017 - Grupo Parlamentar Brasil – Argentina defende impulso da hidrovia Paraná - ParaguaiO Grupo Parlamentar Brasil – Argentina defendeu nesta segunda-feira, 23, a reativação e o impulso da hidrovia Paraná – Paraguai como elemento fundamental para a consolidação do processo de integração regional.
-
23/10/2017 - Deputados da CREDN são condecorados com a Ordem do Mérito AeronáuticoOs deputados Bruna Furlan, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e Eduardo Cury, ambos do PSDB de São Paulo, foram condecorados nesta segunda-feira, 23, com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, por ocasião do Dia do Aviador e da Aeronáutica.
-
19/10/2017 - Documentos da Defesa são aprovados pela Comissão de Controle das Atividades de InteligênciaBrasília – Os documentos da Defesa – Estratégia Nacional, Política Nacional e Livro Branco da Defesa Nacional – foram aprovados nesta quinta-feira, 19, na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) que acatou parecer do seu vice-presidente, senador Fernando Collor (PTC-AL). “As presentes propostas de alterações na Política e na Estratégia buscam melhor adequá-las à conjuntura nacional e internacional vigente e aos desafios que se apresentam para a Defesa. Procurou-se respeitar, tanto quanto possível, o estilo e a sistemática anteriores”, afirmou o parlamentar.
-
18/10/2017 - Embaixador do Japão defende ratificação de acordo aduaneiroO Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, defendeu nesta quarta-feira, 18, a ratificação do Acordo sobre Assistência Mútua Administrativa e Cooperação Aduaneira assinado entre os dois países em 14 de setembro.
-
18/10/2017 - Acordo em matéria aduaneira Brasil – Noruega passa na CREDNCom parecer do deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 18, o texto do Acordo de Assistência Mútua Administrativa entre Brasil e o Reino da Noruega em Matéria Aduaneira, assinado em Oslo, em 19 de dezembro de 2012.
-
18/10/2017 - Aprovado o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos Brasil - ColômbiaA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira, 18, o texto do Acordo de Cooperação e facilitação de Investimentos (ACFI) firmado entre Brasil e Colômbia em outubro de 2015.
-
18/10/2017 - CREDN realizará audiência pública para discutir o papel do Brasil no HaitiA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará audiência pública na próxima quarta-feira, 25, para discutir o papel do Brasil no Haiti, por requerimento da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP).
-
18/10/2017 - Comissão aprova projetos de lei sobre segurança públicaA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 18, três projetos de lei que buscam harmonizar e atualizar os Códigos Penal e de Processo Penal Militar, em face de institutos já consagrados no CP e no CPP e também na jurisprudência pátria.
-
17/10/2017 - Especialistas afirmam que terroristas se fortalecem com o uso da tecnologiaBrasília – Especialistas convidados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, afirmaram nesta segunda-feira, 16, que as organizações terroristas se fortalecem cada vez mais com o uso da tecnologia e que esta permite ampliar a influência e o alcance de suas ações. O tema foi debatido no 14° Painel do Ciclo de Debates da CRE intitulado “Terrorismo e ameaças cibernéticas no século XXI: os inimigos sem rosto”. Presidente da CREDN e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional (CCAI), a deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) participou do evento.