Chanceler falará sobre prioridades da Política Externa na CREDN
Contemporâneos da Câmara dos Deputados, do dois destacaram a importância do trabalho conjunto. Para o chanceler, “a relação do Itamaraty com a CREDN é, em grande medida, a relação da Política Externa com o povo brasileiro”. Nilson Pinto informou que apresentará requerimento de convite ao ministro na primeira reunião deliberativa da CREDN a realizar-se na próxima quarta-feira, 11. A data da audiência pública será negociada posteriormente.
Aloysio Nunes e Nilson Pinto também discutiram diversos temas da agenda internacional do Brasil, com destaque para as negociações do Tratado de Livre Comércio entre o MERCOSUL e a União Europeia. Para o chanceler brasileiro, há grandes possibilidades deste TLC ser firmado ainda no primeiro semestre. “Vamos trabalhar para que este acordo seja definitivamente concluído e promova uma melhoria geral nos ambientes econômico e social do país e dos seus vizinhos”, afirmou o deputado.
Nilson Pinto manifestou, ainda, preocupação com a situação dos refugiados venezuelanos no Norte do país e defendeu a postura brasileira de não intervenção e não ingerência nos assuntos internos da Venezuela, país que atravessa grave crise política e econômica.
O presidente da CREDN assinalou também o interesse em manter um ritmo célere de ratificações dos acordos internacionais em tramitação na Câmara. “Os acordos firmados pelo país representam um compromisso que impacta diretamente nos níveis de cooperação com as nações amigas. Devemos discuti-los sem atropelos, mas de forma ágil e eficaz, pois isso também diz muito a respeito da nossa imagem no exterior”, concluiu.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn