Grupo Parlamentar Brasil – Argentina debate convergência regulatória
Brasília – O Grupo Parlamentar Brasil – Argentina reuniu-se nesta quarta-feira, 21, para discutir a convergência regulatória entre os dois países e avançar na derrubada de barreiras que inibem o comércio bilateral. O evento foi presidido pela deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e contou com a presença do Embaixador argentino no Brasil, Carlos Magariños.
“Hoje, nos debruçamos sobre a possibilidade de criação de um organismo bilateral de metrologia ou a adoção de uma cooperação bilateral mais profunda, que harmonize os nossos parâmetros de metrologia. Precisamos, nesse contexto, envidar esforços para aproximar as nossas estruturas produtivas e para melhor integrar os nossos mercados”, afirmou a deputada.
A deputada reconhece que a lista de entraves é significativa, mas que há um entendimento conjunto de que as práticas protecionistas dificultam, por exemplo, uma maior entrada de lácteos, trigo e arroz argentino no Brasil.
“Nesse sentido, é preciso que as autoridades competentes de Brasil e Argentina se esforcem no sentido de promover a convergência entre os respectivos setores produtivos, de regras e padrões, que contribua, ao mesmo tempo, para o aumento da competitividade de nossas empresas e para a defesa dos interesses dos nossos consumidores”, defendeu.
Participaram dos debates Jorge Antonio da Paz Cruz, Coordenador-Geral de Articulação Internacional do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); André Marcos Favero, Coordenador-Geral de Negociações Extrarregionais do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Vera Helena Thorstensen, professora da Escola de Economia da FGV de São Paulo e presidente do Comitê Brasileiro de Barreiras Técnicas ao Comércio; e o ministro Otávio Brandelli, Diretor do Departamento do MERCOSUL do ministério das Relações Exteriores.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn