Bruna Furlan defende ratificação do acordo Brasil – Angola em Defesa

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP) defendeu nesta terça-feira, 6, a ratificação do Acordo no Domínio da Defesa, assinado em Brasília, em 23 de junho de 2010, em reunião com o Embaixador angolano no Brasil, Nelson Manuel Cosme.
06/03/2018 18h50

Benjamim Sepulvida

Bruna Furlan defende ratificação do acordo Brasil – Angola em Defesa

Brasília – A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Bruna Furlan (PSDB-SP) defendeu nesta terça-feira, 6, a ratificação do Acordo no Domínio da Defesa, assinado em Brasília, em 23 de junho de 2010, em reunião com o Embaixador angolano no Brasil, Nelson Manuel Cosme.

De acordo com Bruna Furlan, o acordo estabelece as bases normativas que regulamentarão a cooperação militar entre Brasil e Angola, permitindo, sob a coordenação de um Comitê de Trabalho Conjunto, a expansão dos vínculos ora existentes entre os dois países sobre essa matéria.

“Áreas específicas contempladas no acordo incluem formação militar, ciência e tecnologia de defesa, operações de paz, e exercícios militares conjuntos. Além disso, o acordo inscreve-se no marco da prioridade africana da política externa brasileira e segue a orientação estratégica de intensificar o intercâmbio com as Forças Armadas das nações amigas”, explicou.

De acordo com o governo brasileiro, o setor de defesa é um dos pilares da Parceria Estratégica entre Brasil e Angola. A cooperação nessa área já é bastante intensa, especialmente no âmbito do ensino militar, com grande demanda angolana por formação e aperfeiçoamento de seus militares.

Segundo Bruna Furlan, “este acordo permitirá a intensificação da cooperação nesse domínio, especialmente no tocante à pesquisa, ao intercâmbio de conhecimento, ao apoio logístico e à aquisição de produtos e serviços de defesa”, concluiu.

Nelson Manuel Cosme também confirmou a visita oficial que o presidente de Angola, João Lourenço, fará ao Brasil nos dias 3 e 4 de maio. “O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em novembro de 1975, fato que ainda hoje confere grande prestígio à diplomacia brasileira em Luanda”, assinalou a deputada.

 

    

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena