Bruna Furlan prestigia abertura da Embaixada de Luxemburgo no Brasil

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Bruna Furlan (PSDB-SP), prestigiou nesta quinta-feira, 1º, as cerimônias de abertura oficial da Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil.
02/03/2018 16h50

Cleia Viana

Bruna Furlan prestigia abertura da Embaixada de Luxemburgo no Brasil

Brasília – Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Bruna Furlan (PSDB-SP), prestigiou nesta quinta-feira, 1º, as cerimônias de abertura oficial da Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo no Brasil. Ao lado do Embaixador Carlo Krieger, a deputada enfatizou a importância desta decisão. “Esta é a primeira e, até este momento, única Embaixada de Luxemburgo na América Latina, o que demonstra o prestígio e a relevância do Brasil para as relações bilaterais”.

“Apesar das reduzidas dimensões do território e da população do Luxemburgo, as relações bilaterais com o Grão-Ducado são estratégicas para o Brasil. Luxemburgo desempenha papel de relevo na articulação de posições no âmbito da União Europeia, da qual é membro-fundador. Além disso, a presença no país de importante comunidade lusófona (cerca de 16% da população é de origem portuguesa) facilita a abertura de canais de comunicação e abre janela de simpatia pelo Brasil”, assinalou a deputada.

Em 2015, Luxemburgo foi o terceiro maior investidor no Brasil. “Embora modesto, o comércio bilateral tem experimentado rápido crescimento. A corrente de comércio alcançou US$ 123 milhões em 2012, sendo US$ 73 milhões em exportações brasileiras e Luxemburgo também representa uma importante porta de entrada para produtos brasileiros em outros mercados europeus”, lembrou Bruna Furlan.

No ano passado, a deputada reuniu-se com Carlo Krieger quem manifestou o interesse de Luxemburgo em participar de projetos estratégicos com o Brasil, como no fornecimento de satélites de vigilância fronteiriça. “Temos interesse em que o Brasil conheça melhor essa tecnologia para apoiar os seus projetos de vigilância e fiscalização de fronteiras, mas que também podem ser aplicados em programas voltados ao setor do agronegócio”, destacou o diplomata.

Segundo Bruna Furlan, “Luxemburgo também apoia as iniciativas comerciais entre a UE e o MERCOSUL e espera que o tratado de livre comércio seja firmado neste ano, o que coincide com as nossas melhores expectativas”, concluiu.

 

  

 Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena