Brasil celebra fortalecimento das relações diplomáticas com a Sérvia
Brasília – O Brasil celebra o fortalecimento das relações diplomáticas com a Sérvia e trabalha para que os dois países aprofundem ainda mais a corrente de cooperação e comércio. Com este objetivo, o Embaixador sérvio no Brasil, Veljko Lazic, reuniu-se nesta quinta-feira, 1º, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Bruna Furlan (PSDB-SP), que irá trabalhar para que a Câmara dos Deputados realize ao longo do ano, uma sessão solene em homenagem às relações bilaterais.
A deputada destacou o fato de o Brasil jamais ter fechado sua Embaixada em Belgrado, mesmo durante os bombardeios da OTAN em 1999. “O Brasil reconhece a Sérvia como sucessora legal da extinta União de Estados (união entre as Repúblicas da Sérvia e Montenegro entre 2003-2006). Após a extinção da União, Brasil e Sérvia estabeleceram relações diplomáticas plenas em 2006, marcadas pelo alto nível do diálogo político”, explicou.
Para Bruna Furlan, ‘a Sérvia é um país-chave na estabilidade política dos Balcãs e o Brasil reconhece a sua importância para a paz e o desenvolvimento regional”, afirmou. Ela destacou ainda que, desde 2006, a Sérvia tem tido expressiva participação nos eventos internacionais, incluindo os temas sociais e ambientais.
“Em 2013, entrou em vigor o acordo bilateral para a isenção de vistos, medida essencial para fomentarmos o turismo e os negócios. Já em 2014, a Sérvia abriu a sua adidância militar em Brasília com o propósito de intensificar o diálogo e a cooperação neste campo. Trata-se de uma relação estratégica”, apontou.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn