Notícias
-
25/11/2014 - “O Brasil tem pressa na aprovação do Projeto que reconhece e consolida direitos dos povos tradicionais”A frase da deputada Erika Kokay buscou sintetizar o interesse comum dos vários parlamentares e cerca de 300 representantes de comunidades e povos tradicionais que lotaram as dependências do auditório Nereu Ramos nesta terça-feira (25), durante a realização do Ato Público em favor da aprovação do PL 7447/10 na Câmara. O Projeto de Lei, de autoria do deputado Luis Alberto (PT/BA), tem o objetivo de consolidar direitos de povos e comunidades tradicionais. Durante o evento, foi anunciado que o parecer favorável à matéria já foi protocolado na Comissão de Constituição e Justiça. E o presidente da CCJ, Vicente Cândido, do PT paulista, prometeu colocar a proposta em votação no início de dezembro.
-
25/11/2014 - Evento alusivo ao Ano Internacional da Agricultura Familiar tem atividades concentradas nesta quarta-feiraO evento da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados em homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar já está a todo vapor. Aqueles que passarem pelo Espaço Mário Covas, na entrada do Anexo II da Câmara, poderão participar da primeira mostra “Alimentar o Mundo; Cuidar do Planeta”. A mostra, com produtos da agricultura familiar e informações sobre a produção de alimentos e alimentação saudável, fica na Câmara até sexta-feira (28). Mas é nesta quarta-feira que acontece o seminário e uma série de outros eventos paralelos, inclusive um café da manhã com produtos da agricultura familiar, a partir das 8h30.
-
21/11/2014 - CDHM realiza Ato Público em defesa dos povos e comunidades tradicionais nesta terça-feiraParlamentares da Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizam nesta terça-feira (25), às 16 horas, no Auditória Nereu Ramos, um Ato Público em defesa da aprovação do Projeto de Lei 7447/10, de autoria do deputado Luis Alberto (PT/BA), que tem o objetivo de tornar povos e comunidades tradicionais mais fortes institucionalmente.
-
21/11/2014 - Câmara promove eventos dentro do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e IndígenaO ano de 2014 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena. Em reconhecimento à importância da atividade para a produção sustentável de alimentos, a segurança alimentar e a erradicação da pobreza, a Câmara promove eventos especiais entre 24 a 28 de novembro. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias contribuirá com essa mobilização por meio de eventos alusivos, incluindo a Mostra “Alimentar o mundo, cuidar o mundo, cuidar do planeta” e o Seminário Internacional "Direito Humano à Alimentação Adequada e Agricultura Familiar".
-
20/11/2014 - Ministério acolhe denúncia e vai pedir investigação sobre a saúde de trabalhadores de empresaRepresentante do Ministério da Saúde afirma que órgão vai solicitar investigação epidemiológica sobre a denúncia de que pelo menos um funcionário da empresa GEA do Brasil, situada na cidade de Franco da Rocha (SP) teria tido sua saúde gravemente afetada pela irradiação e contaminação por elementos minerais no trabalho. Também preocupa a condição do solo em que se situa a companhia, porque uma eventual contaminação de poços artesianos pode ter afetado ou vir a afetar a saúde de moradores vizinhos. Na audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias desta quinta-feira (20), em que a denúncia foi apresentada, a empresa elencou ampla defesa informando ter realizado investimentos e obtido laudos sanitários e ambientais que negam radiação excessiva ou riscos de contaminação.
-
19/11/2014 - Movimento denuncia extermínio de jovens negros, mas destaca avanços pela igualdade racialEm audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, representantes do movimento afro-brasileiro enfatizaram a grave situação que enfrentam jovens negros no país, alvos de violência, principalmente da polícia e milicianos, que em alguns casos chacinam. Em uma perspectiva diversa, outros debatedores analisaram como positivos os avanços dos últimos quatro anos em políticas públicas direcionadas à igualdade racial nos campos social e econômico.
-
19/11/2014 - Deputadas pedem apoio do Congresso para projetos em defesa das mulheresAproximadamente 100 mulheres – entre senadoras, deputadas, oficiais da Marinha e da Aeronáutica e representantes de conselhos de direitos da mulher – participaram do lançamento da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", em sessão solene do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (19).
-
18/11/2014 - Frente Parlamentar participa de evento mundial sobre segurança alimentarO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Assis do Couto, e os deputados Padre João (PT-MG), Luci Choinacki (PT/SC) Valmir Assunção (PT/BA) e Pepe Vargas (PT/RS), integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional, estão em Roma, a capital italiana. Eles cumprem agenda de atividades relacionadas à Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição (ICN2). O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS/ONU), terá a participação do Papa Francisco.
-
17/11/2014 - Aumenta a participação da mulher na renda da agricultura familiarÉ cada vez maior a participação feminina na composição da renda das famílias rurais. Elas estão aumentando a própria renda e contribuindo mais com as contas de casa, segundo dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na publicação “Estatísticas de Gênero: Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010”, lançada recentemente. Este tema será um dos debatidos durante a programação de eventos promovidos pela Câmara e pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias na próxima semana, de 24 a 28 de novembro, dentro da celebração do Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena.
-
17/11/2014 - Debate celebra Dia da Consciência NegraNa semana em que é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quinta, 20), a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Cãmara promove um dia antes (quarta, 19) audiência pública para debater novas relfexões sobre a valorização da cultura e promoção da igualdade racial em nosso país.
-
13/11/2014 - Comissão quer ouvir soldado que participou da Chacina no ParqueA Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, presidida pelo deputado Assis do Couto, quer colaborar na oitiva do soldado Antônio Waneir Pinheiro Lima. Conhecido como “camarão”, Antônio foi identificado como um dos torturadores que atuaram na Casa da Morte, no Estado do Rio de Janeiro, e também envolvimento no episódio conhecido como “Chacina no Parque”, ocorrido no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, às margens da antiga Estrada do Colono.
-
12/11/2014 - Comissão defende junto ao STF vinculação horária da programação da TV aberta à classificação indicativaa Comissão de Direitos Humanos e Minorias, em ofício destinado ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandovsky, defende a vinculação de horário da programação da TV aberta à classificação indicativa. "A CDHM prioriza o direito à vida, à saúde, à dignidade, bem como o dever de colocar crianças e adolescentes a salvo de qualquer forma de violência, crueldade e opressão", ressalta o texto assinado pelo presidente, deputado Assis do Couto, e pelo vice-presidente, deputado Nilmário Miranda. A Comissão se alinha à posição que defende o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e solicita realização de audiência pública antes de a questão ser julgada pela Corte Suprema. A seguir, o texto do ofício enviado pela CDHM ao STF.
-
10/11/2014 - Diligência da CDHM à Valparaíso de Goiás apurou investigações sobre jovem assassinado por policialApós ter seu requerimento aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias na última semana, a deputada Erika Kokay (PT/DF) liderou nesta segunda-feira (10) diligência da Comissão à Valparaíso de Goiás, cidade localizada na região do entorno do Distrito Federal, para acompanhar as investigações sobre o assassinato do adolescente Paulo Henrique Moraes por um policial militar, fato que ocorreu na noite de 28 de outubro.
-
05/11/2014 - Comissão vota pelo fim da revista pessoal vexatória em presídiosDeputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovaram de forma unânime Projeto de Lei (PL 7764/14) que suprime tratamentos degradantes na revista pessoal de visitantes de presos, funcionários públicos de segurança e prestadores de serviços em estabelecimentos prisionais e estabelece que a revista será feita através do uso de equipamentos eletrônicos detectores de metais, aparelhos de raio-X ou similares. A revista manual se torna exceção, prevista em alguns casos, sempre mediante contato físico superficial sobre a roupa da pessoa visitada, realizada por pessoa do mesmo sexo e de forma individual.