Frente Parlamentar participa de evento mundial sobre segurança alimentar
A Conferência é uma reunião ministerial de alto nível que, ao final, vai propor que os diversos países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) introduzam políticas públicas para superar a fome e a desnutrição. Os participantes ainda identificarão prioridades para o reforço da cooperação internacional em matéria de nutrição. Além do Papa Francisco, chefes de estados e ministros de Agricultura e Saúde do mundo inteiro foram convidados para o evento.
O presidente Assis do Couto, por telefone, deu detalhes sobre o evento desta terça-feira (17). “Iniciamos cedo pré-conferência parlamentar. São deputados e senadores de vários continentes, com destaque para os países africanos e latino-americanos. O objetivo é construir um documento dos parlamentares para a conferência, que começa na quarta-feira”, comentou. Assis do Couto falou sobre o documento: “Gira em torno dos desafios dos países para enfrentar o tema da fome: as experiências legislativas de cada um são levadas em conta. E aí o Brasil é uma referência importante pelos resultados já alcançados no combate à fome e a má nutrição”.
No encerramento da programação desta terça-feira, a comitiva parlamentar brasileira participou de uma reunião com a embaixadora do Brasil junto à FAO, Maria Laura da Rocha, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o secretário da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Arnoldo Campos (foto).
Os deputados brasileiros foram convidados pelo Diretor-Geral da FAO, o brasileiro José Graziano, e fazem parte da delegação oficial do Brasil. No convite, Graziano atribuiu grande importância ao papel dos parlamentares em assegurar que o compromisso político alcançado na ICN2 seja implementado no país. “Esta participação permitirá assegurar contribuição importante dos parlamentares, que é tão necessária para o êxito desta iniciativa de implementar os compromissos posteriores”, disse Graziano.