Debate celebra Dia da Consciência Negra
A deputada Erika Kokay (PT/DF), no requerimento pela audiência, informa que desde as décadas de 79 e 80, o dia 20 de novembro é celebrado pelo movimento negro brasileiro como o Dia da Consciência Negra e faz referência a data da morte de Zumbi, líder de Palmares, símbolo da luta pela liberdade do povo afro-brasileiro.
A Lei 12519/11, aprovada pelo Congresso Nacional, instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data transformou-se em marco da luta pela dignidade do povo afrodescendente.
Serviço CDHM -Audiência pública, quarta-feira (19), 14 horas, no Plenário 9 das Comissões, com a presença prevista de Luiza Bairros, Ministra Chefe da Secretaria de Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; Viridiano Custodio de Brito, Secretário Especial da Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal; Hilton Cobra, presidente da Fundação Cultural Palmares e Adna dos Santos (Mãe Baiana), representante do Fórum Permanente das Religiões Matriz Africana do Distrito Federal e entorno.