Notícias
-
11/07/2016 - Nota pública do presidente da CDHM em defesa do ensino democráticoEm resposta a dois episódios de cerceamento do trabalho de professores devido aos conteúdos que trabalhavam com seus alunos - diversidade sexual e as ideias de Karl Marx - o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias publica nota em defesa do livre exercício da docência, previsto na legislação brasileira.
-
11/07/2016 - CDHM realiza debate sobre os 26 anos do Estatuto da Criança e do AdolescenteNesta quarta-feira (13) o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) completa 26 anos, e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias realiza audiência pública para debater o estatuto e o Conselho Nacional da Criança (Conanda), instituído por ele. Conforme afirma o presidente da CDHM e autor do requerimento, deputado Padre João (PT-MG), “o ECA trouxe avanços significativos às políticas públicas, ao mesmo tempo em que consolidou marcos normativos e regulatórios para a área da infância e da adolescência”.
-
07/07/2016 - Relação entre direitos humanos e empresas carece de regulação, dizem participantes de audiênciaAs ações do Brasil para garantir o respeito aos direitos humanos pela iniciativa privada ainda são “incipientes”, segundo afirmou a representante da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça Luciana Peres, em audiência pública nesta quinta-feira (7), na Comissão de Direitos Humanos e Minorias. De acordo com Peres, o debate entre Estado, empresas e sociedade civil “não foi feito de forma inclusiva e transparente, principalmente se comparado ao debate internacional”.
-
06/07/2016 - CDHM aprova pedido de explicações a ministros interinosA Comissão de Direitos Humanos e Minorias deliberou, nesta quarta-feira (6), que, caso o ministro da Justiça interino, Alexandre de Morais, não receba integrantes do colegiado em 48 horas, ele será convocado para prestar esclarecimentos. Inicialmente, os parlamentares votariam a convocação do ministro proposta pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP). Mas por sugestão da base do governo interino decidiu-se tentar mais uma vez uma audiência.
-
06/07/2016 - Deputados da CDHM discutem situação de indígenas com JanotNesta quarta-feira (6), às 17 horas, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Padre João (PT-MG), juntamente com um grupo de parlamentares, reúne-se com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para tratar da situação dos indígenas do sul do Mato Grosso do Sul. O principal assunto da reunião deve ser a garantia de proteção a esses indígenas, principalmente a suas lideranças, ameaçados de morte pelos fazendeiros da região.
-
06/07/2016 - CDHM debate o papel do setor privado na garantia dos direitos humanosA pedido do deputado Ezequiel Teixeira (PTN-RJ), a comissão de Direitos Humanos e Minorias discute o papel da iniciativa privada na defesa e na preservação dos direitos humanos nesta quinta-feira (7). O deputado lembra que “o Poder Constituinte originário esculpiu a dignidade da pessoa humana como um dos fundamentos da República”.
-
05/07/2016 - Deputados da CDHM levam reivindicações de indígenas ao ministro da JustiçaNesta quarta-feira (6), um grupo de deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias leva ao ministro da Justiça interino, Alexandre de Morais, reivindicações dos povos indígenas Guarani e Kaiowa. O principal pedido dos indígenas do sul de Mato Grosso do Sul é proteção contra os ataques de fazendeiros da região.
-
04/07/2016 - Manifesto: movimento social não é organização criminosaOs Presidentes das Comissões de Direitos Humanos do Congresso Nacional, outros 25 parlamentares, 67 entidades e dezenas de cidadãs e cidadãos brasileiros e estrangeiros assinaram manifesto contra a criminalização do MST. De acordo com a nota, os movimentos de caráter reivindicatório não podem ser enquadrados como organizações criminosas, uma vez que procuram, de forma legítima, fazer valer o programa previsto na Constituição de 1988. Leia o texto.
-
29/06/2016 - Somente articulação poderá barrar perdas de direitos, defendem participantes de fórumParticipantes do Fórum Social e Parlamentar de Direitos Humanos pela Democracia, realizado nesta quarta-feira (29), decidiram tornar a iniciativa permanente. O objetivo do fórum será garantir a mobilização e a articulação entre os diferentes movimentos organizados. Caberá ainda ao organismo realizar audiências públicas em diferentes regiões do país para debater as ameaças de perdas de direitos, sugestão do Secretario de Direitos Humanos e Minorias Minas, Nilmário Miranda.
-
24/06/2016 - Fórum Social e Parlamentar dos Direitos HumanosConheça os objetivos e a programação do evento. Participe!
-
24/06/2016 - Presidente da CDHM e outros 20 parlamentares se solidarizam com os professores do MéxicoEm nota, deputados e senadores se manifestaram em nota pública. Leia.
-
23/06/2016 - Veja a programação do Fórum Social e Parlamentar de Direitos HumanosNa próxima quarta-feira, dia 29, movimentos sociais, entidades, gestores e parlamentares ligados aos direitos humanos reúnem-se na Câmara dos Deputados para avaliar o momento político para os direitos humanos. Uma agenda convergente de lutas em defesa da democracia será debatida na oportunidade.
-
23/06/2016 - Presidente da CDHM envia nota oficial contra acordo da Samarco a autoridadesO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Padre João (PT-MG), enviou, esta semana, nota oficial às autoridades contra o acordo celebrado entre a Samarco e representantes dos poderes públicos federal, de Minas e do Espírito Santo sobre o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). Em nome da CDHM, Padre João pede que o acordo tenha seus vícios sanados ou que seja anulado.