Notícias
-
07/03/2017 - CDHM anuncia abertura de procedimento para acompanhar investigações do assassinato do adolescente João VitorO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Padre João (PT-MG), anunciou hoje a abertura de procedimento no âmbito do colegiado parlamentar para acompanhar as investigações sobre a morte do adolescente João Vitor Souza de Carvalho, no último dia 26 de fevereiro, em um restaurante da rede Habib’s na zona norte de São Paulo.
-
06/03/2017 - CDHM cobra providências de autoridades sobre assassinato da travesti DandaraO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), enviou ofícios com pedidos de providências ao governador do Ceará, Camilo Santana, ao Secretário de Segurança Pública e Paz Social do estado, Delci Carlos Teixeira, e ao procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, que apure com rigor e rapidez as circunstâncias da morte da travesti Dandara dos Santos, em Fortaleza.
-
06/03/2017 - CDHM promove mediação em conflito agrário que envolve o MST e a Araupel CeluloseO vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Nilto Tatto (PT-SP), promoveu reunião de mediação ao conflito agrário entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e a Araupel Celulose, na última sexta-feira (03.03), no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR).
-
02/03/2017 - Presidente e vices da CDHM solicitam apuração de ameaças a ativistas de Direitos Humanos que apuram crimes da Operação CondorO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado Padre João (PT-MG), e os vice-presidentes, Paulo Pimenta (PT-RS) e Nilto Tatto (PT-SP) solicitaram apuração das ameaças de morte dirigida a 13 pessoas, entre autoridades públicas e ativistas de direitos humanos, por atuarem no resgate da verdade histórica e na responsabilização de envolvidos na Operação Condor, nos anos 1970, em que militares dos países do Cone Sul se articularam de forma supraestatal para capturar, torturar, matar e ocultar os restos mortais de militantes de esquerda.
-
23/02/2017 - Presidente da CDHM denuncia à ONU violação dos Direitos Humanos do ex-presidente Lula na Operação Lava-JatoO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado federal Padre João (PT-MG), enviou um ofício ao representante da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Niky Fabiancic, para que apure violações de Direitos Humanos do ex-presidente Lula no âmbito das investigações realizadas na Operação Lava-Jato.
-
22/02/2017 - CDHM anuncia instauração de procedimento para acompanhar repressão policial contra manifestantes do MTST em PernambucoO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado federal Padre João (PT-MG), anunciou hoje instauração de procedimento para acompanhar denúncias sobre repressão policial e criminalização de manifestantes e movimentos sociais ocorrida ontem em Recife, capital do estado de Pernambuco.
-
20/02/2017 - CDHM acompanha reunião do GT criado pelo CNDH sobre a Reforma da PrevidênciaAssessores técnicos da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) participaram hoje de reunião com um grupo de trabalho do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) constituído com o objetivo de debater os efeitos sobre a população da PEC 287/2016, que pretende reformar o sistema previdenciário nacional.
-
15/02/2017 - Pais das vítimas da boate Kiss são processados, enquanto responsáveis pela tragédia continuam impunesUma das maiores tragédias da história do Brasil, o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria - RS, matou 242 jovens e deixou 636 feridos, no dia 27 de janeiro de 2013. Passados quatro anos nenhuma justiça foi feita. Réus aguardam em liberdade e entes públicos denunciados pela Polícia Civil tiveram seus processos arquivados por promotores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O então prefeito do município foi alçado pelo atual governo do Estado ao cargo de secretário de Segurança Pública.
-
13/02/2017 - Presidente da CDHM pede providências para episódio em que policiais usam arma de choque contra criançaO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), solicitou ao procurador-geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, Sandro José Neis, que apure denúncia de abuso de autoridade praticada por policiais militares no município catarinense de Pomerode.
-
09/02/2017 - Presidente da CDHM apresenta relatório da diligência aos presídios do AM e RR para o Ministério da JustiçaO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), reuniu-se hoje com o secretário-executivo em exercício do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Agostinho do Nascimento Netto, para apresentar o relatório final da diligência da CDHM aos estados do Amazonas e Roraima, no início de janeiro, que apurou violações de Direitos Humanos no âmbito do sistema penitenciário, após duas chacinas que vitimaram mais de 100 presos nos dois estados.
-
07/02/2017 - CDHM e Alto Comissariado da ONU discutem violações de tratados internacionais de direitos humanosDeputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias reuniram-se hoje (7) com o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, representado por Amérigo Incalcaterra, representante para a América Latina. O foco do diálogo foi a preocupação com o descumprimento, pelo Estado brasileiro, de acordos internacionais de direitos humanos e a busca de estratégias para valorizar esses tratados pelo Brasil.
-
06/02/2017 - CDHM solicita à PGR apuração de denúncias contra o senador Aécio NevesO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado federal Padre João (PT-MG), solicitou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apure as denúncias realizadas pelo jornalista Marco Aurélio Flores Carone contra o senador Aécio Neves que apontam desvio de dinheiro público oriundo da extração de nióbio, no período em que o político do PSDB era governador de Minas Gerais. O esquema teria envolvido estatais mineiras como a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerias (CODEMIG) e da Cia. Brasileira de Metalurgia & Mineração (CBMM).
-
02/02/2017 - Presidente da CDHM saúda nova mesa diretora do Conselho Nacional de Direitos HumanosSaudamos a eleição da nova mesa diretora do Conselho Nacional de Direitos Humanos para o biênio 2016-2018, ocorrida hoje, na expectativa de que esse importante espaço de promoção e defesa dos direitos humanos não sofra descontinuidade em sua missão, face aos retrocessos que vem ocorrendo desde a instalação, sem o voto popular, do atual governo.
-
01/02/2017 - Presidente da CDHM saúda projeto aprovado na CLDF que combate machismo na rede pública de ensinoO presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, deputado federal Padre João (PT-MG), saúda a iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que aprovou o projeto nº 5.806, de autoria do deputado distrital Ricardo Vale e sancionada posteriormente pelo governo, que determina a promoção de ações na rede pública de ensino do DF para combater o machismo e promover a valorização das mulheres.
-
01/02/2017 - FOPIR divulga Dossiê sobre Situação dos Direitos Humanos das Mulheres NegrasO Fórum Permanente pela Igualdade Racial divulgou essa semana o “Dossiê sobre a Situação dos Direitos Humanos das Mulheres Negras no Brasil: Violências e Violações”. A elaboração é um trabalho conjunto do Geledés, do Instituto da Mulher Negra e Criola e da Organização de Mulheres Negras, sob a coordenação de Nilza Iraci e Jurema Werneck.