Como buscar ajuda em caso de violência

Ligue 190

 

 

Em primeiro lugar, em caso de emergência que requeira a intervenção imediata da Polícia, disque 190.

 

  • Tipos de violência contra as mulheres: doméstica, física, sexual, verbal, emocional, psicológica, financeira, patrimonial, política, institucional e moral. Não tem certeza que é vítima de violência? Responda a este questionário 

 

Delegacia da Mulher - DeamSe não for possível acionar a polícia no momento em que a violência ocorrer, procure uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) ou delegacia comum e registre boletim de ocorrênciaA delegacia deve enviar o caso ao juiz em 24 horas. O juiz tem 48 horas para avaliar a concessão de medida protetiva. 

 O que você precisa saber sobre medidas protetivas

 

 Como ajudar outra pessoa ou obter mais orientações

Ligue 180

Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia (anônima ou não) pela Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180): é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. A denúncia será encaminhada aos órgãos competentes. A ligação não substitui a ida da vítima à delegacia, pois não abre um boletim de ocorrência.

Tire suas dúvidas sobre denúncias

Aqui você acessa informações e tira dúvidas sobre quando e como fazer uma denúncia.

 

Onde procurar ajuda: conheça a rede que atua

no enfrentamento e na prevenção à violência

Existe toda uma rede de apoio à mulher vítima de violência, que inclui abrigos, Ministério Público, Defensoria Pública e vários outros órgãos.

 

Saiba como uma Procuradoria da Mulher pode ajudar

Se todos os passos anteriores não adiantarem, você pode buscar ajuda na Procuradoria da Mulher da Casa Legislativa mais próxima (Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados / Senado Federal). Este órgão pode verificar, intermediar, acompanhar e agilizar o processo, funcionando como apoio para situações que não sejam resolvidas no tempo adequado.