Procuradora da Mulher

Deputada Soraya Santos - PL/RJ

 

 

A deputada Soraya Santos (PL-RJ) foi eleita Procuradora da Mulher em eleição realizada no dia 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025 da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. É advogada formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e deputada federal em terceiro mandato. Entre 2001 e 2003, coordenou o Centro Nacional de Cidadania Negra (CNEG). Foi a primeira mulher a presidir o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), entre 2005 e 2014; e foi presidente nacional do PL Mulher. 

Candidatou-se em 2015 a deputada federal pelo Estado do Rio de Janeiro e foi eleita. Em seu primeiro mandato, se destacou como presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), segunda comissão mais importante da Casa. Em 2017, por unanimidade, foi eleita coordenadora da bancada feminina exercendo um trabalho que mudou o olhar da Câmara em relação à pauta e conquistas das mulheres e defendendo, como líder da bancada feminina, bandeiras de proteção à mulher e à família e a inserção feminina nos espaços de poder. 

Em 2018 foi reeleita deputada federal e, em eleição histórica para a mesa diretora da Câmara dos Deputados, foi escolhida por seus pares como a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Secretaria da Câmara. No segundo biênio do mandato passado, foi designada secretária de Relações Internacionais da Câmara. Nas eleições de 2022, foi reeleita para terceiro mandato como deputada federal.

 

 

Perfil atualizado em maio de 2023.