Procuradora da Mulher

Deputada Iracema Portela

Iracema Portella está em seu terceiro mandato na Câmara Federal, para o qual foi reeleita em 2018. É a terceira mulher a ocupar o cargo de deputada federal pelo Piauí.   

Nasceu no dia 23 de abril, em Teresina, no Piauí. É filha do ex-governador e ex-senador Lucídio Portella e da ex-deputada Myriam Nogueira, que participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/1988. Formou-se em Letras, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Ela é casada com o senador Ciro Nogueira e tem três filhas.   

Em abril de 2019, foi eleita Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados. A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional que tem papel importante na defesa dos direitos femininos. A deputada é aguerrida defensora dos direitos das mulheres, lutando para que elas ocupem cada vez mais espaços na sociedade e na política. Iracema acredita que o Brasil só tem a ganhar com o aumento da participação feminina na vida pública.  

Desde abril de 2018, Iracema é a presidente nacional do Movimento de Mulheres Progressistas. Ela tem participado ativamente das iniciativas do Movimento, apoiando as campanhas públicas de conscientização da população sobre a importância da garantia dos direitos femininos, combatendo problemas como a violência contra a mulher, lutando pela igualdade de gênero e pelo empoderamento feminino.  

Em sua opinião, oferecer igualdade de oportunidades para homens e mulheres fortalece a democracia, as instituições e o desenvolvimento do País. Por isso, ela vem atuando junto às lideranças femininas para ampliar e qualificar a participação das mulheres na política do Piauí e do Brasil.  

Desde que assumiu seu primeiro mandato, em 2011, tem atuado em Comissões de grande expressão nacional: Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Comissão Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, Comissão Parlamentar de Inquérito – Turismo Sexual e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Comissão Especial da Primeira Infância, Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, CPI da Violência contra Jovens Negros e PobresCPI de Violência contra a Mulher e Comissão Permanente de Seguridade Social e Família.  

Na Câmara dos Deputados, já apresentou vários Projetos de Lei, Requerimentos e Indicações ao Executivo. Tem atuado em importantes votações no plenário e nas comissões, além de fazer parte de diversas Frentes Parlamentares  

Outra prioridade da deputada progressista é o enfrentamento às drogas. A parlamentar é engajada nessa causa, com o compromisso de dar uma contribuição ao País nessa área tão complexa, oferecendo um conjunto de propostas concretas para melhorar a legislação e aprimorar as políticas públicas de prevenção, tratamento, reinserção social dos dependentes químicos e repressão ao tráfico.  

A deputada federal dedica especial atenção aos temas que dizem respeito aos direitos de crianças, adolescentes e jovens.  Entre seus compromissos, está também a batalha pela melhoria da qualidade de vida, pela inclusão social dos segmentos menos favorecidos e pelo acesso ao direito à moradia digna. 

Iracema defende que a educação e a formação técnico-profissional são fundamentais para a elevação da autoestima, para a afirmação da cidadania e para a redução dos patamares de exclusão social, com o crescimento equitativo da ocupação e da renda. É essencial, para ela, a recuperação dos níveis de escolarização, para que seja possível garantir o sucesso das políticas de geração de empregos e renda para a população.  

Ao lado dos parlamentares da bancada federal do Piauí, a deputada tem lutado pelos interesses do  Estado, para que possa seguir avançando cada vez mais na direção de um modelo de desenvolvimento que seja capaz de aliar o crescimento econômico à distribuição de renda, com mais educação, saúde, trabalho, moradia, segurança, mobilidade urbana, esporte, cultura e lazer para todos. 

Ações do documento