Procuradora da Mulher

Tereza NelmaDeputada Tereza Nelma - PSDB/AL

 

A deputada federal Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares (PSDB-AL) nasceu em Arapiraca-AL e tem uma trajetória de mais de 37 anos ligada à defesa dos direitos humanos. 

Psicóloga e especialista em Educação Especial, lecionou na rede pública de ensino, onde desenvolveu sua militância pela causa das pessoas com deficiência. Dirigiu a Educação Especial da Secretaria de Educação de Alagoas. Nesse cargo, criou o Centro de Educação Especial Wandete Gomes de Castro, em 1994. Implantou também o Ensino Especial em Maceió e passou a lecionar Educação Especial nos cursos superiores do CESMAC. 

Ela presidiu, por 10 anos, a Associação Pestalozzi de Maceió, transformando-a na maior e mais moderna do Nordeste. Além de participar da fundação de 15 Pestalozzis em Alagoas. 

Após vencer, pela terceira vez, o câncer, fundou em Maceió, em 2016, a Casa Rosa, como um compromisso de ajudar outras mulheres nessa batalha. A casa já atendeu mais de 10 mil mulheres, oferecendo gratuitamente serviços preventivos de mastologia, ginecologia, fisioterapia e psiquiatria. Sem convênio com o SUS, prefeitura ou governo. 

Vereadora por quatro mandatos pela Câmara Municipal de Maceió. No último mandato, presidiu a Comissão de Direitos Humanos. Em todas as eleições obteve resultados crescentes: em 2016 foi a vereadora mais votada, proporcionalmente, nas capitais brasileiras, com 15 mil votos. 

Está em seu primeiro mandato como deputada federal. Dentro da Câmara dos Deputados, continua atuante na defesa das minorias. Na Secretaria da Mulher, onde já atuou como coordenadora adjunta, agora é a Procuradora da Mulher. Integra também a Comissão de Seguridade Social e Família, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, a Comissão dos Direitos da Mulher e a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Preside a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, coordena o Turismo Acessível, na Frente Parlamentar do Turismo, e a região Nordeste na Frente Parlamentar da Primeira Infância.

Tereza já participou de vários eventos municipais, estaduais e nacionais, publicou artigos e o livro “A construção das pessoas com deficiência”.

No momento, enfrenta mais uma batalha contra o câncer.