Procuradoras adjuntas

Deputada Maria Rosas (Republicanos/SP)

1ª Procuradora Adjunta da Mulher

Maria Rosas foi eleita 1ª Procuradora Adjunta da Mulher em eleição realizada em 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. É administradora e professora. Em 2018, foi eleita para primeiro mandato federal, reeleita em 2022. Foi 1ª Procuradora Adjunta da Mulher entre 2021 e 2022 e, ainda nesta 57ª legislatura, assumiu como Procuradora da Mulher de fevereiro a maio de 2023. Iniciou suas ações sociais em 2010, quando assumiu a presidência da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), antiga Pestalozzi de São Paulo; também criou o grupo Fama, que acolhe e apoia familiares de crianças autistas em São Paulo e esteve, por dois anos, no Instituto Nacional do Câncer (INCA - Cruz Vermelha). Na Câmara dos Deputados, sua atividade legislativa é voltada para a educação, pautas relacionadas às pessoas com deficiência, direitos da mulher, das crianças e valorização da família. 

 

Deputada Any Ortiz (Cidadania/RS)

2ª Procuradora Adjunta da Mulher

Any Ortiz foi eleita 2ª Procuradora Adjunta da Mulher em eleição realizada em 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. A deputada é advogada, formada em Direito pela PUC-RS, com especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela UFRGS. Foi vereadora Porto Alegre (2012) e duas vezes deputada estadual no Rio Grande do Sul (eleições de 2014 e 2018). Entre as leis estaduais com base em projetos de sua autoria está a que incluiu o ensino de Educação Financeira nas escolas do Estado. Defende um Estado eficiente, sem privilégios, com serviços de qualidade e respeito ao contribuinte. Ana Ortiz está em primeiro mandato como deputada federal e na 57ª legislatura assumiu a presidência do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara.  

 

 

Deputada Delegada Ione (Avante/MG)

3ª Procuradora Adjunta da Mulher

Delegada Ione Barbosa foi eleita 3ª Procuradora Adjunta da Mulher em eleição realizada em 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. É formada em Direito, com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com pesquisa voltada à violência contra mulheres. Como Delegada de Mulheres, desempenhou trabalho que impactou a realidade do enfrentamento à violência contra a mulher no Estado de Minas Gerais. Em 2022, foi eleita para primeiro mandato como deputada federal. Foi Procuradora do município de Juiz de Fora e professora de Direito Penal e Processual Penal. Presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Juiz de Fora. 

 

 

Perfis atualizados em maio de 2023.