O que é

O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) foi criado para investigar, monitorar e centralizar estudos e indicadores sobre a atuação política de mulheres em âmbito federal, estadual e municipal. Está vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher.

Logomarca Observatório

O ONMP é um programa da Câmara dos Deputados que tem a finalidade de investigar, produzir e agregar conhecimento acerca da atuação política de mulheres nas instituições democráticas no Brasil e sobre o processo de construção e fortalecimento do seu protagonismo político.

Em âmbito nacional, o ONMP é coordenado por três deputadas federais. Em âmbito estadual, ONMP é coordenado por uma deputada estadual/distrital ou uma representante por ela indicada que comporão os núcleos estaduais do ONMP. Os núcleos estaduais permitirão a ramificação dos instrumentos de pesquisa e o consequente acesso a dados relativos à atuação política das mulheres em esfera municipal, estadual e federal.

As deputadas federais coordenadoras; as coordenadoras dos núcleos estaduais; as pesquisadoras; a representante do Fórum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos; e as representantes das entidades parceiras integrarão o Conselho Consultivo do ONMP, a quem compete orientar as macroagendas de pesquisa.

Cada eixo de atuação produzirá seu próprio Plano de Trabalho, adotando os instrumentos e procedimentos de pesquisa que as pesquisadoras integrantes julgarem adequados em virtude da natureza do objeto a ser investigado. As pesquisas e relatórios produzidos serão amplamente divulgados por meio de portal na internet, materiais gráficos e eventos, buscando utilizar evidências científicas para modificar contextos de violência e discriminação contra a mulher e demonstrar os efeitos para a qualidade da democracia quando há o aumento de mulheres nos espaços de poder e decisão política.