Coordenação do Observatório

Deputada Yandra Moura - União/SE

Coordenação Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política

Yandra Moura foi eleita Coordenadora Geral do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher, em eleição realizada no dia 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. É advogada, graduada em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT), pós-graduada em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e está se especializando em Direito Tributário e em Direito Corporativo e Governança Empresarial pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Em 2022, foi eleita para primeiro mandato como deputada federal, sendo a mais votada de toda a história do Estado de Sergipe e a primeira mulher eleita do Estado para a Câmara dos Deputados. 

 

Deputada Daiana Santos - PCdoB/RS

Coordenadora do Eixo 1 - Violência Política contra a Mulher 

Daiana Santos foi eleita Coordenadora do Eixo 1 de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher, em eleição realizada no dia 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. Sanitarista e educadora social, sempre atuou como promotora da saúde da população negra, atendimento a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. Vereadora entre 2021 e 2023, compôs a primeira bancada negra da história da capital gaúcha. Durante a pandemia de Covid-19, fundou o Fundo de Mulheres de Porto Alegre, que auxiliou chefas de família nas periferias da cidade. Daiana se auto declara a primeira congressista negra e lésbica eleita pelo Rio Grande do Sul.

  

Deputada Amanda Gentil - PP/MA

Coordenadora do Eixo 2 - Atuação Parlamentar e Representatividade

Amanda Gentil foi eleita Coordenadora do Eixo 2 de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher, em eleição realizada no dia 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. Engenheira de formação, foi eleita a mais jovem parlamentar do País e da história do Maranhão. Defende as bandeiras da juventude, das mulheres e das crianças que são grupos que ainda precisam muito de olhar e atenção. Presidente a Frente Parlamentar Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e integra os grupos de trabalho sobre Digitalização e Desburocratização e da Ampliação do Período de Licença-Paternidade no Brasil, do qual é relatora. 

 

Deputada Tabata Amaral - PSB/SP

Coordenadora do Eixo 3 - Atuação Partidária e Processos Eleitorais 

Tabata Amaral foi eleita Coordenadora do Eixo 3 de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) da Secretaria da Mulher, em eleição realizada no dia 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. Durante o ensino médio, representou o Brasil em cinco Olimpíadas Internacionais de Ciências. Formou-se em Ciência Política e Astrofísica pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com bolsa integral. Ativista pela educação, é cofundadora do Projeto VOA! e dos movimentos Mapa Educação, Acredito e Vamos Juntas. Em 2022, foi reeleita sendo a deputada federal progressista mais votada do Brasil com 337.866 votos em todo o Estado de São Paulo. Única representante feminina no Grupo de Trabalho da reforma tributária.

 

Perfis atualizados em maio e junho de 2023.