Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições

O Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições foi desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) para o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP). Permite monitorar e analisar dados como gênero, cor, raça, idade, grau de instrução, profissão e estado civil, entre outros, a partir de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os painéis do sistema permitem a pesquisadores e profissionais da área das Ciências Sociais e Políticas, bem como jornalistas, assessores, consultores e classe política, acesso direto a indicadores sobre as eleições, com recorte de gênero, além de informações sobre normas eleitorais, candidaturas, novos modelos partidários (Federação) e ranking dos partidos conforme percentual de candidatas inscritas. Inclui dados atualizados desde as eleições de 2002.

 

 

Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições

 

Painéis de Dados das Eleições Gerais 

2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022

 

O primeiro painel de dados permite análises de candidaturas e resultados das Eleições Gerais de 2002 a 2022, com possibilidade de cruzamentos por cargo, partido, região, raça/etnia e gênero. O painel contempla tabelas e gráficos interativos sobre proporção de candidaturas e eleitos/as por cargo, cor/raça e gênero; variação na votação nominal das mulheres; proporção de candidaturas e eleitos/as por UF e gênero; candidatos a deputado/a federal com zero votos.

O segundo painel de dados permite análises de receitas de campanha das Eleições Gerais de 2002 a 2022, com possibilidade de cruzamentos por cargo, partido, região, raça/etnia e gênero, além do detalhamento da fonte de recursos (públicos ou demais fontes). Esse painel contempla a proporção de receitas por cargo e gênero; a evolução das receitas por cargo e gênero; a razão entre a média de receitas de eleitos/as e não eleitos/as; a proporção de recursos públicos por gênero; a evolução da proporção de receitas e de eleito/s e da quantidade de candidaturas; a evolução da média e da mediana de receitas e a proporção de receitas totais por UF, partido e gênero.

 

Atualizado em 10/07/2023: foram incluídos dados das eleições gerais dos anos de 2002 e 2006, além dos dados já disponíveis na versão anterior do sistema, referentes às eleições de 2010, 2014, 2018 e 2022. Os dados das eleições gerais de 2022 (a partir de 14/09/2022), passaram a ser atualizados diariamente. Em caso de alteração na base de dados abertos do TSE, os dados são refletidos nos referidos painéis.

 

Painéis de Dados das Eleições Municipais

 

Em relação às eleições municipais, o primeiro painel de dados permite análises de candidaturas e resultados das Eleições Municipais de 2004 a 2020, com possibilidade de cruzamentos por cargo, partido, região, raça/etnia e gênero. O painel contempla tabelas e gráficos interativos sobre proporção de candidaturas e eleitos/as por cargo, cor/raça e gênero; variação na votação nominal das mulheres; proporção de eleitos por tipo de município (capital e interior), bem como faixa de população do município; proporção de eleitos/as entre os que tentaram a reeleição e candidatos/as com zero votos.

Já o segundo painel de dados (eleições municipais), permite análises de receitas de campanha das Eleições Municipais de 2004 a 2020, com possibilidade de cruzamentos por cargo, partido, região, raça/etnia e gênero, além do detalhamento da fonte de recursos (públicos ou demais fontes). Esse painel contempla a proporção de receitas por cargo e gênero; a evolução das receitas por cargo e gênero; a razão entre a média de receitas de eleitos/as e não eleitos/as; a proporção de recursos públicos por gênero; a evolução da proporção de receitas e de eleito/s e da quantidade de candidaturas; a evolução da média e da mediana de receitas; a proporção de receitas por UF, partido e gênero e a razão entre as médias das receitas de homens e mulheres.

 

Confira abaixo a apresentação sobre as funcionalidades de pesquisa dos Painéis, feita pelo analista legislativo Marcus Vínicius Chevitares, durante seminário realizado pela Secretaria da Mulher em 30/08/2022 (a partir de 22min50seg):

 

 

 

Elaboração: Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) para o

Observatório Nacional da Mulher na Política - Secretaria da Mulher - Câmara dos Deputados 

 

Atualização de conteúdo informativo em 11/07/2023.