Eixos de pesquisa

Eixo 1: Violência Política contra a Mulher

Acompanhamento dos casos de violência cometida contra a mulher relacionados a sua atuação na vida política. Análise de discursos ofensivos proferidos por homens e da quantidade de interrupções de falas de mulheres. Investigação da natureza e das características da violência política contra a mulher (estrutural, simbólica, sistêmica). Análises de violência política em virtude de raça, etnia, idade, orientação sexual, região. 

CoordenaçãoDeputada Professora Rosa Neide (PT-MT)

Responsável técnicaIara Cordeiro (Secretaria da Mulher)

Integrantes:

 

Eixo 2: Atuação Parlamentar e Representatividade

Investigação da produtividade das mulheres eleitas nas esferas municipal, estadual e federal, nos seguintes aspectos: temas de maior produção legislativa; temas de maior incidência em discursos e tempo ocupado em tribuna; áreas de maior destinação orçamentária por meio de emendas individuais; presença em espaços internos (departamentos, comissões); relatoria de propostas legislativas; e comportamento em votações. 

Coordenação: Deputada Dulce Miranda (MDB-TO)

Responsável técnica: A definir

Integrantes:

 

Eixo 3: Atuação Partidária e Processos Eleitorais

Investigação do número de mulheres em espaços internos de decisão nos partidos políticos; da qualidade da participação intrapartidária; da participação na decisão sobre o uso dos recursos do Fundo Partidário; dos  programas de formação política em vigor; das candidaturas femininas e mulheres eleitas, em todos os níveis; da destinação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas e do Fundo Partidário durante as eleições; dos critérios de distribuição dos fundos contidos nas resoluções partidárias; do percentual de tempo destinado às mulheres no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral; dos impactos dos projetos de alterações das regras referentes ao sistema político; e do cumprimento das normas em relação à participação feminina na política. Sugestões de melhorias no normativo legal e infralegal.

CoordenaçãoDeputada Margarete Coelho (PP-PI)

Responsável técnica: Danielle Gruneich (Secretaria da Mulher)

Integrantes:

 

Coordenação-Geral de Pesquisa