Painéis de dados do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições do ONMP ganham nova versão
Acaba de ser disponibilizada na página do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) uma nova versão do Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições, plataforma que possibilita o monitoramento e a análise de dados de candidaturas, resultados e financiamento de campanhas eleitorais, com recorte de gênero e raça, desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Ditec) especialmente para o ONMP.
Lançados em setembro de 2022, os painéis ganharam versão aprimorada na última semana. De acordo com o analista legislativo Marcus Vinícius Chevitarese Alves, responsável pelo desenvolvimento do sistema, a nova versão contempla “uma profunda reformulação visual, especialmente em termos de navegação, facilitando a compreensão dos dados e dando mais opções de visualização ao usuário”.
A versão atualizada dos painéis conta também com novas análises de financiamento de campanha, com ênfase na distribuição dos fundos públicos. Além disso, aproveitou-se a reformulação do sistema para realizar alguns ajustes e correções, a partir do retorno dos usuários internos e externos ao Observatório.
Importância - O Sistema de Monitoramento sobre Mulheres e Eleições permite que pesquisadores e profissionais da área política tenham acesso direto a indicadores sobre as eleições, com recorte de gênero e raça, em formato dinâmico e de fácil utilização.
Segundo Danielle Gruneich, assessora da Secretaria da Mulher e responsável técnica do eixo de pesquisa Atuação Partidária e Processos Eleitorais do ONMP, uma das principais vantagens do sistema é permitir o “cruzamento de informações cruciais sobre a participação feminina na política, o que possibilita a construção de indicadores e de parâmetros que serão utilizados pela academia e pela sociedade civil de forma a impactar a compreensão da democracia”.
O sistema é formado por vários painéis e todas as versões mais recentes podem ser acessadas aqui.