Boletim do ONMP destaca relatório final de projeto de acolhimento de vítimas de violência política
O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) publicou o Boletim #6 referente ao período de setembro a dezembro de 2025, consolidando as informações sobre as principais atividades realizadas nesse quadrimestre. A edição destacou o encerramento de importantes parcerias estratégicas e as novas iniciativas de pesquisa em andamento, incluindo o lançamento de múltiplas publicações sobre participação política feminina, enquadramento midiático da participação de mulheres na política e políticas públicas de saúde.
Entre as publicações, destaca-se o relatório final do projeto piloto "Entre Nós, Candidatas", lançado em dezembro de 2025. O relatório sistematiza a experiência de acolhimento psicossocial dirigida a mulheres candidatas às eleições municipais de 2024 expostas à violência política de gênero e raça. Com 79 páginas, o documento analisa o perfil das 119 candidatas inscritas no projeto e das 32 participantes efetivas dos seis encontros virtuais de acolhimento, evidenciando a importância do cuidado em saúde mental como estímulo à permanência de mulheres em espaços políticos.
Concebido como iniciativa piloto, o projeto visa inspirar a replicação de metodologias de suporte psicossocial em períodos próximos a ciclos eleitorais, contribuindo para a criação de políticas públicas permanentes de acolhimento para mulheres em ambientes políticos. A experiência contou com parcerias de psicólogas e pesquisadoras, além do Mapa do Acolhimento, da ABRAPSO, do Coletivo Garoa e do projeto De Olho nas Urnas (UFG), estruturando-se em três eixos: acolhimento, informação e pesquisa.
Acesse o relatório na íntegra.
Resultados de pesquisa
O Boletim do último quadrimestre do ano também apresentou resultados de pesquisas realizadas em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Delegação da União Europeia no Brasil. Além do relatório "As deputadas federais e estaduais brasileiras e a agenda das mulheres (2019-2023)", produzido pela equipe de pesquisadores da UnB e que mapeia proposições de deputadas sobre políticas para mulheres, também foi publicada uma nota técnica sobre enquadramentos midiáticos da participação política feminina no Brasil e na Europa.
Outros destaques do período incluem a finalização do projeto de pesquisa "De Olho nas Urnas" com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que comparou dados das eleições municipais de 2020 e 2024 e produziu um hotsite com diversas publicações, e a seleção de artigos para duas coletâneas do Observatório sobre a participação de mulheres nos espaços de poder e políticas públicas de saúde das mulheres.
Acesse aqui o Boletim #6.