Secretaria da Mulher reinstala Grupo de Trabalho da Rede Orçamento Mulher

Grupo foi inicialmente criado em dezembro de 2022, como resultado de ações desenvolvidas desde 2021, com foco no Orçamento Mulher.
23/08/2023 14h30

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados reinstalou grupo de trabalho criado para acompanhar e debater temas ligados ao chamado Orçamento Mulher. Neste mês de agosto, novo ato (Portaria nº 5/2023) oficializou o Grupo de Trabalho da Rede Orçamento Mulher.

O GT tem por finalidade contribuir para a construção da governança orçamentária com foco na superação da desigualdade entre homens e mulheres, compreendendo as leis orçamentárias (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA), além de normativos e instrumentos de direito financeiro e fiscal. Também busca dialogar com a sociedade civil e articular pautas na Câmara dos Deputados, por meio da Secretaria da Mulher, sobre a importância da construção de políticas públicas e do orçamento com foco na superação das desigualdades entre homens e mulheres, com destaque para a perspectiva de raça.

São ainda atribuições do grupo sensibilizar os entes federados e apoiá-los na capacitação de colaboradores e servidores para a implantação de governança orçamentária com foco na superação da desigualdade entre homens e mulheres; além de desenvolver capacidades dos agentes no âmbito federal e estadual.

O grupo foi criado em janeiro de 2023, como resultado de ações desenvolvidas desde 2021, com foco no Orçamento Mulher. Sua primeira instalação oficial se deu a partir de portaria publicada em dezembro de 2022. Danielle Gruneich, assessora da área legislativa e orçamentária da Secretaria da Mulher, explica que “todos os documentos elaborados no âmbito do GT são apresentados à Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, para deliberação dos encaminhamentos legislativos necessários pela bancada feminina", informa. 

Integrantes - O Grupo de Trabalho conta, ainda, com apoio técnico das Consultorias Legislativas e de Orçamento da Câmara dos Deputados e da assessoria técnica da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. Participam deputadas federais e assessorias da área orçamentária dos mandatos, além de entidades e instituições parceiras que podem ser convidadas a integrar o grupo, entre elas: ONU Mulheres, Ministério das Mulheres, Ministério dos Povos Indígenas, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério da Igualdade Racial, Secretaria de Orçamento Federal e Secretaria Nacional de Planejamento, ambas do Ministério do Planejamento; Secretaria Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento; Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Governo do Estado de Roraima, organização Tenda das Candidatas, Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA),  Grupo de Estudos Gênero e Tributação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Alziras, Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Sindicato Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), entre outras instituições. 

Outras iniciativas -  Em outubro de 2022, o Senado lançou o painel Orçamento Mulher, que reúne e atualiza diariamente as despesas do Poder Executivo para políticas destinadas às cidadãs. O projeto foi desenvolvido em parceria com Secretaria de Tecnologia da Informação da Casa (Prodasen), solicitado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, a partir de sugestões dos participantes do grupo de trabalho Orçamento Mulher. O detalhamento dessas despesas permite maior transparência ao orçamento público, orienta a destinação de emendas parlamentares e ajuda a sociedade a cobrar por políticas públicas da pauta feminina. 

Em março último, realizada na Câmara a aula inaugural do curso “Gênero e Raça nos Planos Plurianuais (PPAs) Estaduais”, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Secretaria da Mulher. Já no mês de abril, a Secretaria da Mulher da Câmara, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a ONU Mulheres, promoveu seminário internacional sobre o tema “Orçamento Mulher: Expandindo os Horizontes”. Depois do seminário, foram realizadas oficinas de capacitação para as participantes.

 

 

Leia também: Criado grupo de trabalho sobre orçamento na Secretaria da Mulher

Secretaria da Mulher propõe orçamentos com recorte de gênero e raça para reduzir desigualdades

Consultoria do Senado lança painel Orçamento Mulher para fortalecer transparência

 

Ascom - Secretaria da Mulher