Amélia Império Hamburger
Amélia Império Hamburger, nascida em São Paulo, em 12 de julho de 1932 e falecida em São Paulo, em 1 de abril de 2011, foi uma física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Com trabalhos em diversas áreas da física, realizou incursões pela epistemologia e história das ciências, motivada por interesses no ensino de física e na preservação da memória da ciência no Brasil. Ela foi uma das pioneiras da ciência no Brasil.
Graduada em física em 1954, pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, concluiu em 1960 o mestrado na Universidade de Pittsburgh, com a dissertação An analysis of (d,t) pick-up reactions. Durante o mestrado publicou, em coautoria com W. E. Moore e J. N. McGruer, artigo científico no primeiro número de Physical Review Letters, de 1958. Seu pós-doutorado foi realizado na Universidade Carnegie Mellon e concluído em 1967.
Foi professora no Instituto de Física da Universidade de São Paulo por mais de quarenta anos e a responsável pela organização de seus arquivos históricos. Além disso, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física, tendo redigido os estatutos desta entidade e participado como membro de sua diretoria e conselho em diversas ocasiões. Foi uma defensora da democracia e do estado de direito, tendo sofrido com prisão e tortura, os rigores de um período de ausência de liberdades em nosso país.