35 anos depois, Câmara dos Deputados recria a histórica foto da Bancada do Batom na Constituinte 

Veja outro registro

Arquivo da Câmara dos Deputados publica 28 mil fotografias da Constituinte

       

Em comemoração aos 35 anos da Constituinte de 1987-88, a Câmara dos Deputados disponibiliza ao grande público 28.085 imagens resultantes da digitalização de negativos fotográficos pertencentes ao fundo da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-88, preservados no Arquivo, do Centro de Documentação e Informação (Cedi).  

As fotografias estão disponíveis para visualização e download no site Arquivo Histórico, organizadas em ordem cronológica, em 951 dossiês (pastas) por eventos diários, remetendo ao período entre 1º de fevereiro de 1987 e 5 de outubro de 1988. São imagens das sessões plenárias e das comissões, dos constituintes, bem como da participação das entidades e da sociedade em reuniões, e audiências e manifestações em frente ao Palácio do Congresso. 

As atividades de tratamento e disponibilização dos negativos fotográficos foram executadas por arquivistas e profissionais que atuam nas Coordenações de Arquivo e de Preservação de Bens Culturais, do Cedi. Entre as ações realizadas, destacam-se: o recolhimento dos negativos ao acervo, sua higienização e seu acondicionamento em materiais de qualidade arquivística, armazenamento em sala com temperatura e umidade ideais para o suporte de filme fotográfico, descrição e indexação, digitalização e conversão em positivo. Ressalta-se ainda a preservação digital dos arquivos e seu armazenamento no Repositório Arquivístico de Preservação Digital da Casa.

Por fim, registra-se que a Coordenação de Arquivo está realizando testes com softwares de reconhecimento facial para aprimorar a indexação e a recuperação das fotografias ora disponibilizadas.

Acesse aqui as Fotos Históricas 

 

Estágio Visita: 80 estudantes de todo o país participam das atividades comemorativas dos 35 nos da Carta Magna.