Centenário do Deputado Ulysses Guimarães

  

Vídeo em comemoração aos 100 anos de nascimento do Deputado Ulysses Guimarães

Ao ensejo das comemorações do centenário de nascimento do Deputado Ulysses Guimarães, o Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação lança a série do Escrevendo a História: "Centenário do Deputado Ulysses Guimarães", com frases memoráveis proferidas pelo orador no plenário da Câmara dos Deputados e homenagens prestadas pelos pares. Além da versão escrita, a série está sendo disponibilizada em um novo formato: em vídeo.

Clique aqui ou na figura para assisti-lo.

 

I- FRASES MEMORÁVEIS DO DEPUTADO ULYSSES GUIMARÃES

“A história edifica com exemplos de grandeza e desambição pessoal, que são a estrutura dos estadistas, quando a Pátria está acima das legendas partidárias, dos segmentos representativos da sociedade e até da vida de seus filhos.” (pág. 7968)

“Eleição livre e direta não significa apenas direito de escolha, mas representa um exercício de reflexão sobre os desafios e sacrifícios que, todos, teremos que enfrentar juntos, para a salvação do Brasil.” (pág. 7968)

“A política deve ser a esperança do povo, e ela ilumina nossos corações, filha da verdade, mãe da justiça social, irmã da fé, inspiradora da coragem, esperança dos desesperados.” (pág. 7970)

Resumo do discurso: Diretrizes políticas do PMDB em prol da união nacional. Entendimento com todos os Partidos Políticos, processados no Congresso Nacional, espaço independente para a celebração de acordos - sem impedir a decisão de convocação do Diretório Nacional no sentido do fechamento de questão para o comparecimento e a rejeição do Decreto-Lei nº 2.045/83. Apresentação de alternativas institucionais, econômicas e sociais, calcadas no Projeto Emergência, do ex-Senador Teotônio Vilela. Destaque para a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, a eleição direta em todos os níveis e o voto para os analfabetos, o rompimento com o FMI, o rompimento com o FMI, a moratória unilateral, a criação de um plano de emergência para uma possível redução no fornecimento de petróleo e o saneamento do sistema financeiro. Restituição das prerrogativas do Congresso Nacional para definição de prioridades dos investimentos públicos, com ênfase para a questão do Nordeste. Críticas ao Governo Federal.

Discurso proferido na sessão de 24/08/1983 em formato PDFPublicado no DCN (Seção I) de 25/08/1983, página 7.967.

Continuação, CLIQUE AQUI.

 

II - MANIFESTAÇÕES POR OCASIÃO DE SEU DESAPARECIMENTO NO ANO DE 1992

IBSEN PINHEIRO, PMDB, Rio Grande do Sul - Presidente da Câmara dos Deputados. Sessão solene do Congresso Nacional em homenagem à memória do Deputado Ulysses Guimarães.

“Coragem marcou Ulysses Guimarães; a coragem serena que não se comprazia de exibir-se, mas que se praticava como exemplo, não para confrontar com a timidez de terceiros, mas, ao contrário, para alçar a todos a mesma coragem que marcava a sua atuação. Esse foi Ulysses Guimarães.”

Discurso proferido na Sessão do Congresso Nacional de 26/11/1992, publicado no DCN de 27/11/1992, p. 2850-2852.  

MAURO BENEVIDES, PMDB, Ceará - Presidente do Congresso Nacional, Senador da República.

Sessão solene do Congresso Nacional em homenagem à memória do Deputado Ulysses Guimarães.

“Os escritores e artistas de Viena se reuniram uma vez para escolher uma legenda que deveriam inscrever no monumento de um dos heróis  de sua cidade. Afinal, escolheram uma frase: “Sempre o mesmo”. Se tivéssemos que cunhar uma inscrição em monumento a Ulysses Guimarães, creio que nenhuma outra seria mais adequada. Ele foi sempre o mesmo, em toda a sua carreira política, sempre fiel à bandeira que abraçou, desde os dias de estudante, sem outra ambição que a de servir à liberdade e à democracia.”

Discurso proferido na Sessão do Congresso Nacional de 26/11/1992, publicado no DCN de 27/11/1992, p. 2846.

Continuação, CLIQUE AQUI.

III- DISCURSOS MARCANTES

27/07/1988
Discurso, intitulado Constituição Cidadã, pronunciado em 27 de julho de 1988 ressaltando o caráter social do texto constitucional produzido pelos constituintes de 1987/1988.
05/10/1988
Pronunciamento de encerramento dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte.