Escrevendo a História

31/12/2008 05h00

A página Escrevendo a História é desenvolvida pela Coordenação de Histórico de Debates do Departamento de Taquigrafia da Câmara dos Deputados desde agosto de 2007 e visa oferecer o acesso a discursos memoráveis proferidos no Plenário do Congresso Nacional ou da Câmara dos Deputados a partir de 1946, referenciados na Base de Discursos do Departamento.

Em sua nova fase, tem a seguinte apresentação:

  • DISCURSOS EM DESTAQUE - Uma amostra de pronunciamentos de Deputados, alguns dos quais proferidos em momentos de crise política ou de comemoração cívica, colocando-se, assim, como um retrato vivo da história recente do Brasil;
  • VISITANTES - Discursos pronunciados por autoridades estrangeiras em visita oficial ao Brasil, notadamente Chefes de Estados ou de Governo;
  • DESTAQUE DE MATÉRIAS - Assuntos especiais de grande repercussão no Congresso Naciona e na vida do país. Até o momento foram construídos: Constituinte 1987-1988; Lei da Anistia; Momentos Marcantes da Constituinte; 50 anos de Brasília.

Os discursos podem ser acessados em três formatos: o texto integral em PDF, a publicação no Diário da Câmara dos Deputados, Congresso Nacional ou Assembléia Nacional Constituinte e o áudio, sempre que possível a recuperação.