Notícias
-
11/10/2012 - Relações Exteriores fará audiência sobre os Projetos Estratégicos do Exército BrasileiroA Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou nesta quarta-feira (10/10) requerimento do deputado federal Vitor Paulo, do PRB Fluminense, que solicita audiência pública para que sejam apresentados os projetos estratégicos e estruturantes do Exército Brasileiro. A reunião está prevista para próximo dia 31 de outubro, em horário a ser definido. O deputado republicano é relator-geral da Subcomissão Permanente acompanhar os Projetos Estratégicos das Forças Armadas e sub-relator dos projetos do Exército.
-
10/10/2012 - Câmara vai promover mesa redonda sobre Oriente MédioA eclosão da chamada Primavera Árabe em 2011, a crise na Síria, as tensões entre Israel e Irã e o surgimento de novas lideranças em países do Oriente Médio e Norte da África são acontecimentos que merecem um olhar mais aguçado do Congresso Nacional, tendo em vista as várias implicações geopolíticas daí subjacentes. Nesse sentido, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) vai promover nesta quarta-feira, 17 de outubro, às 9h, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados, a mesa redonda “Diálogos Brasil no Mundo: deveres e responsabilidades no Oriente Médio”.
-
27/09/2012 - Deputada questiona presença de tropas estrangeiras em serviços na calha do Rio São FranciscoA deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, se reuniu na segunda-feira, 17, com o general Enzo Peri, Comandante do Exército. Na pauta, o contrato firmado entre a Codevasf, autarquia subordinada ao ministério da Integração Nacional, com o Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE), para consultoria e obras da hidrovia do Rio São Francisco.
-
27/09/2012 - Comissão quer explicação sobre agente da ABIN que teria violado a segurança da agênciaNa sexta-feira, 21, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e vice-presidente da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, protocolou requerimento pedindo a convocação de uma reunião da CCAI com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Elito Carvalho Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Trezza.
-
26/09/2012 - Deputados vão a Washington discutir a aprovação da Emenda Rivera que pode prejudicar empresas brasileirasA presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), está organizando uma missão de deputados suprapartidária para ir a Washington discutir com os congressistas norte-americanos a aprovação da Emenda Rivera, inserida no Orçamento do Departamento de Defesa para 2013.
-
26/09/2012 - Seminário aprofunda discussões sobre os rumos da política externa brasileiraDurante dois dias, na semana passada, o Congresso e a sociedade civil debateram os rumos da política externa brasileira diante dos novos tempos. Havia dez anos que essa discussão não se dava no Congresso.
-
26/09/2012 - Vitor Paulo visita Embaixador da VenezuelaO vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado federal Vitor Paulo, do PRB Fluminense, visitou na tarde desta terça-feira (25/09) o Embaixador da Venezuela, Maximilien Sánchez Arvelaiz. Na pauta, a entrada da Venezuela no MERCOSUL e as eleições na Venezuela que serão realizadas no próximo dia 07 de outubro.
-
20/09/2012 - CREDN fará audiência sobre os Projetos Estratégicos do Exército BrasileiroRelator da Subcomissão Permanente das Forças Armadas que vai acompanhar as proposições desenvolvidas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica, o deputado Vitor Paulo (PRB/RJ) apresentou requerimento para que seja realizada audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, a fim de que sejam apresentados os projetos estratégicos e estruturantes do Exército Brasileiro.
-
20/09/2012 - Projetos Estratégicos do Exército BrasileiroO Vice-Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado federal Vitor Paulo, do PRB fluminense, esteve nesta quarta-feira (19/09) no Quartel General do Exército, para conhecer os projetos estratégicos da instituição. O parlamentar é relator da Subcomissão Permanente das Forças Armadas que vai acompanhar as proposições desenvolvidas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.
-
19/09/2012 - Seminário debate a Crise Financeira InternacionalA mesa de abertura do segundo dia de Seminário sobre Política Externa Brasileira abordou a ‘Crise e Reforma do Sistema Financeiro Internacional’. Os palestrantes reconheceram o tema como bastante complexo, mas crucial para a política interna e externa do Brasil.
-
19/09/2012 - Seminário debate os desafios da China para o BrasilO último painel de debates do Seminário de Política Externa Brasileira trouxe uma análise profunda das relações do Brasil com a segunda maior economia do planeta, a República Popular da China. A presença chinesa no protagonismo econômico planetário trouxe novos desafios ao sistema financeiro internacional. “Todo mundo sabe que a China cresceu de maneira fantástica nos últimos 40 anos. Esse país deu início a um processo de industrialização que revolucionou. Antes da segunda República, a China possuía uma economia igual a da Bélgica. Hoje, é a segunda maior da terra. É um êxito que não tem paralelo na história, nem mesmo o Japão fez algo parecido”, afirmou o embaixador Affonso Celso Ouro Preto.
-
19/09/2012 - Setor Energético Internacional é tema de painel do SeminárioO papel do mercado energético na gerência das políticas externas nacionais foi tema da segunda rodada do último dia do Seminário ‘Política Externa Brasileira: Desafios em um mundo em transição”. Participaram como palestrantes o Embaixador Luiz Alberto Figueiredo, representando o Ministério das Relações Exteriores, o Diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Helder Queiroz, o Ex-Diretor Geral da ANP, Haroldo Lima, e o Presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul, Darc Costa.
-
19/09/2012 - A cooperação internacional é motivo de debate no Seminário de Política ExternaA parceria dos países no cenário de intensa globalização e de diversos desafios, como a fome, a violência, o acesso à informação, foi motivo das exposições dos palestrantes do painel “O Brasil e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento”, do segundo dia do Seminário de Política Externa Brasileira, promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
-
18/09/2012 - Especialistas abordam o Contexto Geopolítico InternacionalO segundo painel do primeiro dia do Seminário sobre Política Exterior do Brasil abordou “O Contexto Geopolítico Internacional e os desafios à Política Externa Brasileira”. Na mesa estavam presentes o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, a subsecretária-geral de Política II do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Maria Edileuza Fontenele Reis, a professora da Unifesp, Cristina Pecequilo, o Professor Doutor da USP, Paulo Daniel Elias Farah, e o Professor da PUC-SP, Reginaldo Mattar Nasser.
-
18/09/2012 - Seminário debate o Mercosul e UnasulNo primeiro painel do Seminário ‘Política Externa Brasileira: Desafios em um mundo em transição”, o tema “O Mercosul e a Unasul: Desafios para o Aprofundamento da Integração Sul-Americana” foi aberto pelo ministro Marco Aurélio Garcia, Assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República. “Depois do colapso do sistema bipolar e o posicionamento unipolar dos Estados Unidos, começamos a assistir o desenho de um mundo que poderíamos chamar de multipolar. Aí, o Brasil tomou a decisão de não querer ser um pólo econômico-político por si só, mas, ao contrário, quer formar um pólo com os outros países da América do Sul. Daí a o surgimento e a importância da Unasul e o Mercosul”, afirmou o ministro. Ainda segundo Garcia, é necessário entendimento maior sobre as duas instituições da América do Sul que, na verdade, “são duas formas convergentes de integração regional”.