Pellegrino quer mecanismo permanente de consultas políticas entre Brasil e EUA
Na última terça-feira, 30, Pellegrino recebeu cinco deputados norte-americanos membros da Subcomissão de Comércio, da Comissão de Orçamento da Câmara dos Representantes. A visita é parte do Programa de Intercâmbio Educativo e Cultural entre Brasil e Estados Unidos, especialmente nos setores de negócios, economia, pesquisa, biocombustíveis e energia.
Pellegrino informou que entre 18 e 23 de maio, uma comitiva liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e da qual fará parte, estará em Washington para discutir temas da agenda bilateral e regional.
Comércio
Nelson Pellegrino destacou que o Brasil tem assumido suas responsabilidades junto à comunidade internacional como um interlocutor confiável e que em termos comerciais, representa hoje uma janela de oportunidades para investimentos, principalmente dos Estados Unidos.
Segundo ele, “historicamente os Estados Unidos sempre foram os nossos principais parceiros comerciais, mas este posto hoje é ocupado pela China. Brasil e Estados Unidos precisam avançar nas relações comerciais, com um maior compartilhamento de conhecimentos, de transferência de tecnologia”, observou.
O deputado tratou do assunto recentemente em reuniões com empresários norte-americanos e o embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Thomas Shannon. Na sua avaliação, a compra do Super Tucano pela Força Aérea norte-americana representa um passo concreto nesta direção.
Assessoria de Comunicação